sábado, 27 de abril de 2024
Como preparar uma promoção para a sua loja

Como preparar uma promoção para a sua loja

Qualquer promoção sem uma divulgação de marketing efetiva irá gerar frustração. Confira as dicas de especialista em varejo.

4 de fevereiro de 2023

Em períodos de economia em banho-Maria e vendas baixas, muitos comerciantes promovem promoção ou liquidação para girar seu estoque e reforçar o caixa da sua empresa. Isto além de datas comemorativas, como Dia das Mães, por exemplo. Mas, é preciso fazer um bom planejamento para se atingir os objetivos. Pelo menos, maior parte deles. Por exemplo, alguns segmentos específicos devem estar atentos para atender, especialmente, seu público-alvo durante as datas promocionais.

Especialista em gestão de lojas e empreendedor focado no varejo, Cleber Bradão. Segundo ele, durante esses períodos os estabelecimentos devem se posicionar para oferecer vantagens. “É importante aproveitar o momento. Os consumidores já ficam preparados e esperando por esse dia e caso a empresa não se posicione, certamente terá o seu negócio excluído da preferência. Inclusive, é um bom momento para aproveitar e trazer mais movimento para a loja”, relata.

Para Brandão, qualquer promoção sem uma divulgação de marketing efetiva irá gerar frustração. “Vejo muitos lojistas se frustrarem por criarem combos e promoções maravilhosas, mas não venderem nada porque não divulgaram. Costumo dizer que ‘quem é e visto é lembrado e quem é lembrado é comprado’”, frisa.

Marketing

Então, independentemente de promoção ou não, é preciso ser visto a todo instante. Vale ressaltar que a divulgação não deve acontecer apenas no momento de uma ação promocional ou data comemorativa. Mas em diversos períodos, com o intuito de criar um histórico de relacionamento com quem se deseja atingir.

O especialista acredita que a principal estratégia de marketing é se antecipar em relação a esses períodos promocionais. “É preciso deixar claro para os clientes que haverá, por exemplo, promoções nas lojas e avisar com certa antecedência de pelo menos três semanas. Com essa antecipação frente aos concorrentes na divulgação, quem compra regularmente não vai ter essa atitude”, diz.

Além de atrair o público que já é fiel, uma ação promocional tem o objetivo de alcançar novos consumidores. “A grande vantagem é aproveitar essa onda de destaque comercial para atrair a atenção de pessoas que não conhecem a marca ou um determinado produto. Além disso, é uma ótima oportunidade para realizar um bom atendimento e gera satisfação. Estas ações podem cativar e fazer com que eles voltem ao negócio depois do período de promoções”, afirma Brandão.

Estoque

De acordo com o especialista, preparar o estoque para esse tipo de situação é algo primordial, mas é preciso ter cautela. “Deve-se analisar o histórico dos anos anteriores para realizar novos pedidos. Comprar apenas por estar na promoção pode ser um grande problema caso não exista movimento para consumir os produtos em alguns meses, por exemplo. É importante mencionar, também, que não se deve colocar todos os itens de um comércio em promoção. É preciso ter foco para alcançar os melhores resultados”, pontua.

Para ele, os ganhos alcançados nas vendas não devem apagar o fato de que é possível ter lucro, também, no momento de comprar produtos para um comércio. “Diversos fornecedores oferecem valores promocionais durante datas específicas. Parte desses produtos poderão ser vendidos durante a campanha, ou em uma outra oportunidade sem reduções. Se o lojista possuir um bom capital de giro para investimento, essa é uma boa chance de aumentar o catálogo”, relata.

Outro ponto interessante, segundo Brandão, é a necessidade de montar estratégias para as promoções e não, simplesmente, colocar todo o negócio com descontos de 50%. “Negociando com fornecedores e alcançando um bom desconto, será possível disponibilizar alguns itens com margens menos agressivas e outros com até 80% de redução”, afirma.

Leia também: Quatro dicas para reduzir custos da sua empresa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.