domingo, 28 de abril de 2024
Comércio goiano não teve um ano fácil em 2022

Comércio goiano não teve um ano fácil em 2022

O comércio goiano vendeu menos de janeiro a novembro do ano passado, segundo o IBGE, comparado com 2021.

11 de janeiro de 2023

Segmento de supermercados foi um dos que mais sofreram queda nas vendas em Goiás

As vendas do comércio varejista goiano sofreram redução de 1,6% em novembro de 2022 na comparação com outubro e de 1,4% quando comparadas com o mesmo mês de 2021. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (11/1) pelo IBGE. Com isso, o setor continuou com acumulado negativo em 2022 (-0,3%).

No Brasil, as vendas no comércio varejista também recuaram em novembro (-0,6%). Mas, é a primeira vez que o varejo nacional fica negativo desde julho de 2022. No acumulado de janeiro a novembro do ano passado, está positivo em 1,1%.

A redução das vendas no comércio goiano foi mais forte ainda no setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo. Caíram -7,9% em novembro, a nona queda seguida no ano, acumulando, portanto, redução de 4% em 2022. Contudo, a atividade que apresentou a maior queda de novembro foi a de livros, jornais, revistas e papelaria: 24,8% no mês. Apesar disto, o setor mantém acumulado positivo de 27% no ano.

Veículos e construção

As duas atividades que compõem o comércio varejista ampliado de Goiás também caíram. Veículos, motocicletas, partes e peças apresentaram queda de 4,5% no mês, mas mantém acumulado positivo de 10% em 2022. Já material de construção apresentou queda de 7,6% em novembro, sendo a oitava queda seguida no ano, acumulando retração de 13,4% em 2022.

As altas nas vendas do comércio goiano em novembro passado ocorreram em equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, móveis e eletrodomésticos, artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos e combustíveis e lubrificantes.

Leia também: Vendas de motos crescem e de carros caem Goiás

Wanderley de Faria é jornalista especializado em Economia e Negócios, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA/FEA/USP - BM&FBovespa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.

One thought on “Comércio goiano não teve um ano fácil em 2022”