domingo, 28 de abril de 2024
Quatro dicas para reduzir custos da sua empresa

Quatro dicas para reduzir custos da sua empresa

É fundamental mapear com precisão os gastos de setor por setor, uma tarefa que está longe de ser simples.

29 de outubro de 2022

Seis milhões de empresas brasileiras têm as contas negativadas, segundo dados do primeiro semestre de 2022 que constam do Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian. É um crescimento de 3,45% em relação ao mesmo período do ano anterior. As companhias devem aproximadamente R$ 99 bilhões. Na avaliação da Serasa, estão pressionadas pela inflação e pela insegurança da economia nacional e global.

Dívidas dificultam o acesso a crédito e podem comprometer o crescimento das organizações. De outro lado, aquelas que se beneficiam do melhor controle das finanças contam com um diferencial competitivo. Num cenário em que a dificuldade na gestão de entradas e saídas é tão comum.

Mas como reduzir custos?

A área financeira é quem deve estabelecer as diretrizes de gastos, com foco em diminuir as despesas de cada departamento, preservando os custos essenciais. Para isso, é fundamental mapear com precisão os gastos de setor por setor, uma tarefa que está longe de ser simples. Confira quatro dicas da startup Clara:

Avalie seus custos

Se o time financeiro não reconhecer os custos, não terá capacidade de reduzi-los. Por isso, coletar dados confiáveis é o primeiro passo na direção de diferenciar despesas relevantes ou irrelevantes para a prosperidade da empresa. É importante evitar que informações passem despercebidas porque a área financeira não conhece e controla os dados de transações no detalhe.

Faça análises

Análises proporcionam controle e, para reduzir os custos da empresa de forma concisa, é importante que o time financeiro implemente um planejamento considerando cada momento, desde as ações imediatas até os projetos de longo prazo. É com base nas análises que se torna possível reduzir os custos não apenas de forma emergencial, mas também para o futuro.

Capacite os colaboradores

Colaboradores treinados e capacitados passam a reconhecer com clareza e sabedoria soluções que podem entregar eficiência. Assim, melhoram resultados e economizam com gastos desnecessários que poderiam prejudicar o avanço da empresa. Investir em cursos de capacitação, para profissionais de diferentes áreas, pode proporcionar resultados expressivos.

Renegocie contratos

Com base em informações confiáveis, analisadas e capazes de ancorar um planejamento financeiro eficaz, fica mais fácil negociar com os fornecedores, buscando acordos mais vantajosos. Ajuda também realizar uma pesquisa apurada no mercado para encontrar outros fornecedores que possam proporcionar contratos mais interessantes.

Wanderley de Faria é jornalista especializado em Economia e Negócios, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA/FEA/USP - BM&FBovespa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.