terça-feira, 30 de abril de 2024
A hora de planejar as datas comemorativas

A hora de planejar as datas comemorativas

Dias especiais ao longo de todo o ano são essenciais para fazer o negócio se destacar e crescer

28 de fevereiro de 2023

O Carnaval acabou, e muita gente aproveitou este período para incrementar os negócios, principalmente nos setores de serviços e de comércio. E para o pequeno empresário, é bom mesmo pensar nisso, pois as datas comemorativas são ótimas para alavancar marcas e produtos.

E para ter sucesso o empreendedor deve ter em mente que é preciso se planejar para o calendário do ano todo. Muitas datas importantes vêm aí, sendo as mais relevantes a Páscoa, o Dia das Mães, o Dia dos Namorados, o Dia dos Pais, o Dia das Crianças, a Black Friday e, claro, o Natal. E há uma nova data que tem chamado atenção e gerado grandes faturamentos, que é o Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março.

Colocar as ideias no papel e pensar como aproveitar cada um desses momentos é o primeiro passo. É preciso saber onde seu negócio pode ganhar e definir quais datas se encaixam melhor junto ao seu público e seus produtos. A partir daí, é essencial pensar em estratégias para aumentar o fluxo para seu negócio, seja ele físico, on-line ou misto. 

Entre as iniciativas mais utilizadas estão descontos, promoções, sorteios, brindes e vendas de combos. Para cada data, é necessário definir também uma campanha de marketing, pensando em sua duração e seu apelo.

Essas datas são muito importantes, e não aproveitá-las pode fazer com que o empreendimento perca espaço e mercado. O que nos leva a um outro fator: muitos empresários acabam não fazendo nenhum planejamento, nem para datas comemorativas nem para seus negócios como um todo. E esse é um erro mais comum do que se imagina, o que, em alguns casos, pode ser fatal para a empresa.

Buscar informações sobre planejamento, aplicar as orientações na prática e procurar sempre ter metas claras para seu empreendimento são formas de manter o negócio competitivo e próspero. Pesquisar o mercado, avaliar as tendências de seu segmento, implantar inovações, pensar as finanças, a produção, os estoques, as vendas e as entregas – é desta forma que o pequeno negócio consegue se manter e crescer.

Somente assim, profissionalizando cada vez mais a gestão, é que o pequeno empresário estará preparado para crescer e também para enfrentar dificuldades e desafios. Por isso é que dizemos: planejar é preciso, seja para os aspectos mais amplos, seja para episódios pontuais, como as datas comemorativas.

Antônio Carlos de Souza Lima Neto é diretor superintendente do Sebrae Goiás

Antônio Carlos de Souza Lima Neto é Diretor Superintendente do Sebrae Goiás

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