domingo, 28 de abril de 2024
Goiás se destaca na venda de consórcios para veículos

Goiás se destaca na venda de consórcios para veículos

Em 2022, de janeiro a novembro, o mercado de consórcios originou mais de R$ 230 bilhões em créditos no Brasil.

1 de março de 2023

Os goianos estão, cada vez mais, aderindo ao consórcio para adquirir um novo veículo. Segundo o Klubi, fintech autorizada pelo Banco Central para operar como administradora de consórcios no País. Goiás é o terceiro na lista dos Estados que optaram pela modalidade, sendo responsável por 7% de todos os contratos assinados na empresa em 2022. O ranking de novos negócios do Klubi tem São Paulo em primeiro lugar com 42%. Seguido por Minas Gerais, com 11% dos planos adquiridos de consórcio automotivo. Entre os cinco primeiros ainda estão Paraná e Rio de Janeiro, ambos com 5% de participação.

No Brasil esse setor está em franca expansão. Em 2022, de janeiro a novembro, o mercado de consórcios originou mais de R$ 230 bilhões em créditos. Isto representa crescimento de 16% em relação ao ano anterior, de acordo com a Associação Brasileira de Administradora de Consórcios (ABAC). “Nossa expectativa diante do cenário realizado nos últimos anos e o contexto da economia é que esse segmento deve continuar crescendo em 2023”, afirma Eduardo Rocha, CEO e fundador do Klubi.

Segundo o executivo, os goianos são apaixonados por carro. Dados do Detran mostram que nos últimos seis anos houve um aumento de 20,6% na frota de veículos de Goiás. Chegou a 4,23 milhões em 2021, último ano divulgado. “Para lazer ou trabalho, ainda mais com a ascensão de pessoas que geram renda por meio de aplicativos de transporte. A nossa base de dados atesta o interesse dos goianos em adquirir um automóvel e por isso hoje o Estado está no topo da nossa estratégia de negócio”, comenta Rocha.

Vantagens e desvantagens

O consórcio automotivo pode ser realizado para carros novos ou seminovos. Os diferenciais dessa modalidade em relação ao financiamento é que no consórcio não há entrada, as parcelas não tem juros e o prazo para pagamento é até 100 meses. A mensalidade também é bem mais acessível. Entretanto, a desvantagem é que o veículo não estará disponível na hora da contratação do consórcio. Aliás, pode demorar um bom tempo até o consorciado ser contemplado. Portanto, é uma aquisição que precisa ser considerada a médio e longo prazo.

“Com o aumento das taxas de juros, do valor dos automóveis e a burocratização das linhas de crédito, o consórcio é uma oportunidade para a compra de veículos e deve ser uma grande tendência nos próximos anos. No Brasil, menos de 30% das famílias têm um carro na garagem”, diz Rocha.

Leia também: Vendas de carros caem e de motos disparam em Goiás

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.