sexta-feira, 3 de maio de 2024
Agos quer aumentar número de associados

Agos quer aumentar número de associados

Goiás conta hoje com cerca de 2 mil supermercados, dos quais cerca de 1,2 mil lojas de 500 marcas são filiadas.

13 de abril de 2023

Sirlei Antônio do Couto, novo presidente da Agos: “Goiás é grande e queremos chegar a todas as regiões”

A nova diretoria da Associação Goiana de Supermercados (Agos), que tomou posse nesta quarta-feira (12/4), tem como desafio aumentar o número de associados. Goiás conta hoje com cerca de 2 mil supermercados, dos quais cerca de 1,2 mil lojas de 500 marcas são filiadas. Presidente da Agos, Sirlei Antônio do Couto diz ao EMPREENDER EM GOIÁS que a nova diretoria quer demonstrar as vantagens de se associar, como assessoria jurídica especializada, capacitações e a própria atuação institucional, junto ao poder público e à iniciativa privada.

Para isso, uma das estratégias será realizar visitas a municípios do interior. Primeiramente, a cidade de Porangatu, no Norte do estado, onde não há nenhum associado. “Goiás é grande e queremos chegar a todas as regiões”, explica Sirlei. Em seguida, outra região que será procurada é o Sudoeste, em cidades como Rio Verde, Jataí e Santa Helena. “Vamos mostrar a estrutura da associação e que juntos somos fortes”, justifica o presidente.

Ao mesmo tempo, a Agos pretende intensificar a oferta de cursos voltados para o setor. Sirlei Antônio cita que 25% dos colaboradores dos supermercados estão em seu primeiro emprego. “Somos formadores de pessoas e abrimos as portas para o primeiro emprego”, define. Entre as funções que devem ser qualificadas, estão de açougueiro, padeiro e administrativa. ”Para que o funcionário não fique sempre como assistente de açougueiro ou padeiro, mas tenha uma profissão para levar para a vida”, pontua o presidente.

Crescimento

Depois de um boom nas vendas durante a pandemia e um período de estabilização, as vendas em supermercados neste ano, de janeiro a abril, são 7% superiores às do mesmo período do ano passado. Para o presidente da Agos, a situação se deve ao aumento do poder de compra do cliente e incentivos governamentais, por meio do programa Bolsa Família. Houve queda em preços de produtos como carne, tomate, leite e ovos. “O cliente hoje consegue ter um estoque de carne em casa”, exemplifica.

Outra percepção, principalmente nas lojas de Goiânia, é de investimentos na estrutura física. São lojas reformadas e, principalmente, equipamentos trocados por outros mais modernos, que propiciam redução no consumo de energia elétrica. “Temos também algumas inaugurações acontecendo”, pontua o presidente da Agos.

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