O Sebrae Startups vai reunir conteúdos de capacitação e fortalecimento focados em empresas de tecnologia que estão em estágio inicial.
O Sebrae lançou nesta terça-feira (2), durante o Web Summit Rio, uma plataforma de negócios para dar consultorias de empreendedorismo para startups. O Sebrae Startups vai reunir conteúdos de capacitação e fortalecimento focados em empresas de tecnologia que estão em estágio inicial.
Ainda neste ano, serão investidos R$ 321 milhões no projeto, que devem contribuir para fomentar o empreendedorismo inovador no país. A expectativa é que a novidade impacte e acelere metade das startups brasileiras – ou 10 mil empresas, conforme estatística do Sling Hub.
Para o Sebrae, a novidade vai permitir maior integração entre as unidades estaduais da entidade que tocam projetos com startups. A iniciativa prevê ainda a formação de um hub de conexão com parceiros estratégicos. O objetivo é apoiar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas do segmento tech.
Apenas em 2022, os programas do Sebrae em todos os estados brasileiros impactaram 7.777 startups. Estimativas de entidades e empresas de dados, como o Sling Hub, apontam que o país conta atualmente com cerca de 20 mil startups. Com a plataforma, o Sebrae pretende atender em 2023 metade desse número: 10 mil empresas.
Das 7,7 mil startups apoiadas pelo Sebrae em 2022, 69,5% são microempresas que faturam até R$ 360 mil por ano. Outras 12,9% são pequenas, de R$ 360 mil a R$ 4,8 milhões; e 17,6% têm faturamento anual entre R$ 4,8 milhões e R$ 300 milhões, consideradas de médio porte. Além disso, os negócios atendidos na sua maioria – 33,2% – surgiram entre 2020 e 2022. Isto mostra a aceleração que a pandemia proporcionou na transformação digital de vários segmentos econômicos.
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