quinta-feira, 2 de maio de 2024
Gripe aviária: governo decreta estado de emergência

Gripe aviária: governo decreta estado de emergência

A medida do governo tem como objetivo evitar que a doença chegue à produção de aves de subsistência e comercial.

23 de maio de 2023

FILE PHOTO: Chickens sit in cages at a farm, as Argentina’s government adopts new measures to prevent the spread of bird flu and limit potential damage to exports as cases rise in the region, in Buenos Aires, Argentina February 22, 2023. REUTERS/Mariana Nedelcu/File Photo

O Ministério da Agricultura e Pecuária declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional. Por causa de casos de gripe aviária detectados em aves silvestres. A portaria, assinada pelo ministro Carlos Fávaro, foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União e tem validade de 180 dias.

A medida, de acordo com a pasta, tem como objetivo evitar que a doença chegue à produção de aves de subsistência e comercial. Além de preservar a fauna e a saúde humana. Ainda segundo o ministério, a declaração de estado de emergência zoossanitária possibilita a mobilização de verbas da União e a articulação com outros ministérios, organizações governamentais nas três instâncias e não governamentais.

Casos no Brasil

Ontem, o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo confirmou três novos casos positivos para influenza aviária (H5N1) no Espírito Santo. Eles estavam em investigação desde a semana passada. Até o momento, são oito casos confirmados em aves no país. Sete no Espírito Santo e um no Rio de Janeiro.

A orientação do ministério é que a população não recolha aves que encontrar doentes ou mortas. Que também acione o serviço veterinário mais próximo, no intuito de evitar que a doença se espalhe. Ainda segundo o governo, não há mudanças no status brasileiro de livre da influenza aviária de alta patogenicidade perante a Organização Mundial de Saúde Animal, por não haver registro na produção comercial.

Leia também: Alta dos custos da avicultura pressiona preços do frango e do ovo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.