segunda-feira, 29 de abril de 2024
Cinco franquias goianas ganham Selo de Excelência

Cinco franquias goianas ganham Selo de Excelência

Neste ano, 227 redes franqueadoras conquistaram o SEF. É a principal chancela do mercado de franquias brasileiro.

5 de abril de 2024

A Majô Beauty Club, do setor de saúde, beleza e bem-estar, foi escolhida na categoria Sênior.

Cinco marcas de Goiás ganharão o Selo de Excelência em Franchising (SEF) 2024, da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Neste ano, em sua 33ª edição, 227 redes franqueadoras conquistaram o SEF. É a principal chancela do mercado de franquias brasileiro.

A cerimônia de entrega do SEF e do Prêmio ABF Destaque Franchising 2024 acontece em 3 de maio, no WTC Hall, em São Paulo.

Entre as goianas, a rede HiperFesta, que atua no segmento de serviços e outros negócios, ganhou na categoria Máster.

Já as franquias Majô Beauty Club e Posé (do ramo de saúde, beleza e bem-estar); QG Jeitinho Caseiro (alimentação) e a Rede de Cartório Fácil (serviços e outros negócios) ganharam na categoria Sênior.

A Região Centro-Oeste se destacou com 10 redes premiadas (5 localizadas no Distrito Federal e 5 em Goiás). Conforme os critérios, as marcas estão divididas nas categorias Mega, Máster, Sênior e Pleno.

Termômetro

Mais importante pesquisa e reconhecimento do franchising, no País, o SEF serve de termômetro das relações entre franqueador e franqueado. Isto porque, para sua concessão, se realizam entrevistas individuais por um parceiro independente, a Nielsen. Ao todo, foram mais de 15 mil consultas.

O estudo avalia quesitos como o real apoio fornecido, desde o processo de seleção do franqueado, passando pelo cumprimento das estimativas de investimento, fornecimento de insumos, suporte, treinamentos e comunicação, chegando ao custo-benefício da rede, lucratividade e retorno de investimento.

A Pesquisa do SEF consiste num questionário dividido em cinco blocos ou pilares: Performance Global (que neste ano passa de peso 2 para 3), Econômica (1), Operacional (2), Relacionamento (2) e ESG (2).

Com essa iniciativa, a ABF evidencia a importância e a valorização das práticas de sustentabilidade ambiental, sociais e de governança nas redes de franquias.

Leia também: Franquias: goiana inova no ramo da beleza

Wanderley de Faria é jornalista especializado em Economia e Negócios, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA/FEA/USP - BM&FBovespa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.