Maior produtora de jabuticaba do mundo, a agroindústria goiana Vinícola Agrícola tem mais de 20 produtos no catálogo.
A Fazenda Jabuticabal, hoje Vinícola Agrícola, deixou de ser apenas uma produtora de jabuticabas. Passou a ser uma agroindústria, beneficiando os frutos da terra como a própria jabuticaba, cajá-manga, mexerica e o leite.
Já são mais de 20 produtos no catálogo. Vão desde as frutas in natura, a vinhos, licores, aguardente, mel, doces variados, geleias, rapadura, sorvetes e picolés e produtos artesanais.
Da jabuticaba, a família de Antônio Batista da Silva, composta por 11 irmãos, fez um negócio que garante emprego e renda para 120 pessoas no período da safra da fruta, de setembro a início de novembro.
O administrador da Vinícola Agrícola, Paulo Antônio Silva, conta ao EMPREENDER EM GOIÁS que o carro-chefe da empresa rural da família é a jabuticaba. São 42 mil pés da fruta, plantados em 35 alqueires da fazenda. Divididos em 5 pomares, que produzem 220 toneladas de jabuticabas por safra.
É a maior produtora de jabuticaba do mundo. Toda a fazenda tem cerca de 100 alqueires. A Vinícola Agrícola está localizada no distrito de Nova Fátima, município de Hidrolândia, que fica a cerca de 30 quilômetros de Goiânia.
Das 220 toneladas de jabuticabas, 70% são consumidas in natura pelos visitantes de Goiás, de vários Estados e de outros países. As outras 30% são beneficiadas na própria fazenda. Viram doces, aguardente, licor, vinhos, rapadura, sorvetes e picolés e outros produtos.
Além da jabuticaba e dos seus subprodutos industrializados, garante renda para a família Silva, a produção de 20 mil pés de mexerica (safra vai de abril a julho) e os 5 mil pés de cajá-manga (de fevereiro a abril). Vendidas para as indústrias de sorvetes e picolés de Goiânia. A fazenda é também a maior produtora de cajá-manga de Goiás.
Durante a temporada da jabuticaba, a Vinícola Agrícola recebe cerca de 100 mil visitantes. No início da temporada, 2 mil pessoas passaram por lá. No local há dois restaurantes, lojas de conveniência, sorveteria, cafeteria, espaços de lazer e de descanso. Sob as árvores das jabuticabeiras, tem bancos e redes para os visitantes.
Para aproveitar a infraestrutura do local, a família Silva decidiu fazer do local um ponto de turismo rural. Há espaços para eventos sociais e religiosos. Estão disponíveis para os visitantes 200 leitos, área de lazer, espaço para reuniões, restaurantes e cafeteria.
Hidrolândia já se consolidou como o maior produtor de jabuticaba do mundo, segundo a Emater-Goiás. São 128 pomares e quintais com 64 mil jabuticabeiras que garantem cerca de 6 mil toneladas da fruta por ano. A jabuticaba movimenta a economia local e atrai visitantes de vários Estados.