O food service, segmento de alimentação fora do lar, tem apresentado crescimento neste ano acima de 15% no mercado brasileiro.
O segmento de franquias cresceu 12,8% no segundo trimestre deste ano comparado ao mesmo período do ano passado, com faturamento de R$ 61,2 bilhões de abril a junho. E Goiânia é a cidade brasileira com o maior crescimento no faturamento de franquias do Brasil. O segmento na capital goiana teve no primeiro semestre de 2024 um crescimento de 25,5%, totalizando faturamento de R$ 1,745 bilhão. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
O food service, segmento de alimentação fora do lar, tem apresentado crescimento neste ano acima de 15%. Uma das marcas que faz parte desse cenário favorável é a 10 PASTÉIS. Com 28 anos no mercado de franquias, é a maior rede de pastéis do Brasil, com mais de 60 unidades. Fundada em 1996, em Curitiba (PR), oferece no cardápio pastéis feitos com massa vegana, disponíveis nos sabores tradicional, pimenta e chocolate.
O fundador e diretor financeiro da rede, Marcos Nagano, destaca quatro inovações para o segmento que chegaram para ficar. Confira:
Os restaurantes de serviço rápido (QSR, sigla em inglês) tem participação significativa no food service, reconhecidos pela conveniência e preços acessíveis. Contudo, de nada adianta ter agilidade sem entregar qualidade, é por isso que a inovação contínua é uma das premissas da 10 PASTÉIS. “A entrega de excelência deve ser pensada tanto para os franqueados da rede quanto para o cliente final. Neste ano, investimos em uma nova fritadeira automatizada, desenvolvida após anos de testes. Esse equipamento permite fritar os pastéis sem supervisão constante, o que reduz significativamente o tempo de preparo e o risco de erros, como pastéis queimados. Isso garante uma operação mais ágil e libera a equipe para se concentrar em outras tarefas, aumentando a produtividade e a eficiência no atendimento, por exemplo”, afirma Nagano.
Para o executivo, outra forma de melhorar a experiência do cliente é a adoção de tecnologias, como sistemas de pedidos online, o que ocorre no autoatendimento, que já é uma realidade em diversas redes de alimentação. “Estamos implementando também o sistema de autoatendimento em nossa rede, isso traz autonomia ao cliente e melhora a experiência de compra. Essa solução permite reduzir a necessidade de funcionários no ponto de venda, tornando o negócio mais rentável para os franqueados, especialmente em locais de alto movimento, como shoppings e áreas comerciais”, explica.
Com a popularização de pratos de diversas cozinhas internacionais, as redes de food service precisam estar atentas às influências para adaptar o portfólio oferecido. “É por isso que realizamos revisões periódicas em nosso cardápio, mantendo um catálogo enxuto e otimizado, o que minimiza desperdícios e facilita o fluxo na cozinha. Essa prática é um diferencial que ajuda a reduzir custos de estoque e a tornar a operação mais sustentável e eficiente”, compartilha Nagano.
O executivo alerta para que nenhum segmento fique de fora na adoção de práticas sustentáveis. “Muitas marcas se diferenciam em suas iniciativas. Na 10 PASTÉIS, trabalhamos com uma linha de pastéis veganos, a Bem Veg, em parceria com a Fazenda do Futuro desde 2021, que atende a uma demanda de consumo consciente por parte dos clientes. Além disso, fazemos o descarte responsável do óleo utilizado no preparo dos pratos por meio de empresas coletoras com licença ambiental. Com a iniciativa, estimamos a entrega anual de 93.840 litros de óleo em média para as coletoras, que transformam esse elemento em itens de limpeza”, diz.