sexta-feira, 20 de junho de 2025
Mãe e filha se unem e dão a volta por cima

Mãe e filha se unem e dão a volta por cima

Mary e Rafaela Guimarães abriram empresa no ramo de vendas diretas e as diferenças das duas se tornaram o maior alicerce para o negócio.

25 de maio de 2025

Rafaela e Mary estão há 13 anos na empresa e são lideranças de nível Imperial Diamante

Em momentos financeiros e pessoais difíceis, mãe e filha uniram forças para darem a volta por cima e se consolidarem no ramo de vendas diretas. Mary e Rafaela Guimarães abriram há 13 anos uma empresa de representação da Akmos, que conta com diversos produtos voltados à saúde e bem-estar das pessoas. Aliás, desde que se tornaram sócias conseguiram se aproximar mais.

A mãe e filha são lideranças de nível Imperial Diamante, um dos mais altos, coordenando de 8 mil a 10 mil pessoas que compõem a base cadastral delas. São representantes em níveis diferentes dentro da Akmos e revendem para pessoas do seu ciclo social, além de também consumirem os próprios produtos.

Mary descreve como “benção” poder trabalhar com a filha. “Se a gente trabalhasse em áreas diferentes, estaríamos bem mais distantes, mas não. Quando trabalhamos na mesma empresa, na mesma área, sempre a gente pode contribuir uma com a outra”, afirma.

Rafaela diz que as diferenças entre as duas nos negócios e na vida pessoal existem, mas que elas se complementam. “De certa forma, tenho um apoio, um porto seguro. Às vezes, quando preciso de um aconselhamento, ligo para minha mãe. Por sua experiência, não apenas no negócio, como na vida também. Depois que a gente amadurece, descobrimos que a mãe geralmente tem razão”, reforça.

Já Mary destaca que unir a sua experiência com a visão contemporânea da filha contribuiu para que pudesse abrir a mente em vários aspectos. O que contribui para a soma do sucesso nos negócios. “Nós conseguimos fazer viagens juntas, nos qualificamos e sempre estamos em família. Tudo se mistura e a gente tem um entendimento melhor por atuarmos na mesma área”, reforça.

Virada de chave

Mary foi a primeira pessoa a conhecer a empresa. Na época, ela era advogada, mas buscava engrenar no empreendedorismo, uma vontade pessoal. Com isso, buscou conhecer mais sobre a Akmos e saber da qualidade dos produtos. “Vi uma linha nutricional maravilhosa. Me identifiquei muito. A Akmos promove uma mudança de mentalidade e conta com linhas voltadas para o bem-estar”, destaca.

A mudança de profissão foi um dos maiores desafios que Mary enfrentou, já que as pessoas não conseguiam entender a transição de uma carreira de advogada para empreendedora. Segundo ela, essa mudança a fez encontrar o seu propósito de vida.

“O maior desafio que enfrentei foi a questão das pessoas não compreenderem. Na cabeça de muitos, como uma pessoa formada e advogada deixa uma profissão tão valorizada para empreender no mercado da venda direta”, diz. Rafaela complementa que a mudança causa medo. Mas que se inspira na coragem da mãe em ser disruptiva por ir na contramão do senso comum.

“É você fazer com que as pessoas abram a mente para se darem uma nova oportunidade, porque estão muito acostumadas ao modelo de trabalho CLT ou até mesmo com o tipo de venda. E, quando nós trazemos algo novo, diferente, fora do tradicional, existe um pouquinho de resistência”, frisa.

Leia também: Goiano cria startup para ajudar escritores

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.