A empresa de fertilizantes Andali anunciou uma parceria com a Rumo Logística para a construção de uma misturadora e de um terminal de transbordo em Rio Verde (GO). O investimento é calculado em R$ 150 milhões. A Andali informou que o empreendimento amplia sua capacidade operacional na região Centro-oeste, com plano de movimentar cargas do […]
A empresa de fertilizantes Andali anunciou uma parceria com a Rumo Logística para a construção de uma misturadora e de um terminal de transbordo em Rio Verde (GO). O investimento é calculado em R$ 150 milhões. A Andali informou que o empreendimento amplia sua capacidade operacional na região Centro-oeste, com plano de movimentar cargas do Porto de Santos para Goiás. A expectativa da empresa é iniciar as operações do terminal no primeiro semestre de 2022. A capacidade estimada será a de movimentar 1,5 milhão de toneladas de fertilizantes e de misturar 700 mil toneladas do produto por ano para os players da região, entre eles a CHS, que já é parceira da Rumo na movimentação de grãos, e a BRFértil Fertilizantes.
“O investimento em Rio Verde está alinhado com o apetite de crescermos no Centro-Oeste do país e desejo de contribuirmos com o avanço da logística do agronegócio nacional”, afirma Rafael Vaccari Gonçalves, presidente da Andali S/A. “A localização de Rio Verde é excelente para ofertarmos a melhor logística no atendimento em Goiás e de uma porção importante no Mato Grosso, além do Triângulo Mineiro”, frisa. O acordo prevê que a Andali fica responsável pelo investimento, operacionalização e gestão de toda a infraestrutura do terminal de fertilizantes; a Rumo responde pelo transporte dos produtos a partir do Porto de Santos com destino a Rio Verde. As empresas fecharam uma parceria de 30 anos para a exploração dessa operação.
O montante investido pela Andali no projeto compreende: sede e sítios industriais, estrutura de armazenamento e equipamento de mistura para blends. “O terminal é um passo importante nesta parceria para desenvolvermos um eficiente ponto de movimentação de fertilizantes na região”, diz o vice-presidente comercial da Rumo, Pedro Palma. “O apoio da prefeitura de Rio Verde no desenvolvimento do projeto tem sido fundamental para que tenhamos aqui o principal terminal desse tipo de carga ao longo da Malha Central”. A cidade foi escolhida pela sua posição geográfica estratégica na rota do agronegócio.
Rio Verde será o principal polo de escoamento de grãos, insumos e fertilizantes, atendendo toda a região, além de contar com mão de obra especializada. O local escolhido para a construção do terminal de fertilizantes foi o complexo Rodoferroviário de Rio Verde. Esse terminal oferece complementaridade ao terminal de grãos, também instalado no local, oferecendo uma solução logística mais competitiva para as regiões de influência.
Sobre a Andali S/A
Com 23 anos de história, a Andali S/A tem como acionistas a CHS Agronegócios (50%), a BRFértil Fertilizantes (26,5%) e as holdings fundadoras (23,5%), e presta os serviços de mistura (industrialização), armazenagem, carregamento a granel e descarga, nos modais ferroviário e rodoviário, além de atuar em soluções relacionadas ao segmento de fertilizantes. Atualmente, possui um terminal dentro do complexo intermodal de Rondonópolis (MT) com capacidade para misturar 900 mil toneladas por ano e armazenar 270 mil toneladas estáticas.