Aproximadamente 113 milhões de bovinos e bubalinos deixarão de ser vacinados, o que corresponde a quase 50% do rebanho total do País.
O Ministério da Agricultura vai suspender a vacinação contra a febre aftosa em Goiás, depois da última etapa de vacinação a ser realizada em novembro. Além de Goiás, a medida valerá também para Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins, Distrito Federal e Espírito Santo.
Ao todo, aproximadamente 113 milhões de bovinos e bubalinos deixarão de ser vacinados, o que corresponde a quase 50% do rebanho total do País.
O anúncio foi feito pelo ministro Marcos Montes e o secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal, na ExpoZebu, em Uberaba (MG). “É uma conquista de todos, do ministério, dos Estados e dos produtores rurais. A certeza de que essa união vai fazer cada vez mais a nossa sanidade ser respeitada no mundo”, disse o ministro.
Zonas livres
A suspensão faz parte do projeto de ampliação de zonas livres de febre aftosa sem vacinação no país. Para realizar a transição de status sanitário, os Estados e o Distrito Federal atenderam aos critérios definidos no Plano Estratégico, que está alinhado com as diretrizes do Código Terrestre da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).
“Esses estados vão terminar a vacinação em novembro, quando irão parar de vacinar, se preparando para mudar o status para livres de febre aftosa sem vacinação”, explicou o secretário José Guilherme Leal.
A meta é que o Brasil se torne totalmente livre de febre aftosa sem vacinação até 2026. Para o reconhecimento como zonas livres de febre aftosa sem vacinação, a OIE exige a suspensão da vacinação contra a febre aftosa e a proibição de ingresso de animais vacinados nos estados e regiões propostas por, pelo menos, 12 meses.
Atualmente, no Brasil, somente os estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e partes do Amazonas e do Mato Grosso têm a certificação internacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação.
Leia também: Goiás vai investir em novas fronteiras agrícolas.
Goias da um grande passo na conquista de gois sem febre aftosa… parabens aos nossos governantes que lidera nosso pais.