sábado, 27 de abril de 2024
Goiás bate novo recorde na abertura de empresas

Goiás bate novo recorde na abertura de empresas

Foram quase 20 mil novos negócios abertos em Goiás apenas no primeiro semestre deste ano, a maioria micro e pequenas empresas

9 de agosto de 2022

Pietro Marques abriu a Conectar Gyn em maio deste ano e já emprega 12 pessoas

De janeiro a julho deste ano, foram criados 19,4 mil novos negócios em Goiás. É um novo recorde para o Estado. Para se ter uma ideia, é um quantitativo 38,5% maior que no mesmo período do ano passado e 40,5% superior se comparado com os primeiros seis meses de 2019, antes da pandemia da Covid-19. Os dados foram divulgados no Portal da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas (Redesim).

Somente no mês passado, foram abertos 2,6 mil novos negócios no Estado, liderando o ranking de novos CNPJ’s na Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País. Goiânia é a cidade onde mais empresas foram criadas (1 mil) em julho, seguido por Anápolis (153), Aparecida de Goiânia (147), Rio Verde (103) e Luziânia (53).

É o caso do pequeno empresário Pietro Marques, que abriu a Conectar Gyn em maio deste ano. “Levei apenas 1 dia para abrir a minha empresa. Isso elimina uma série de burocracias que afastam os empresários da formalidade. Hoje possuo 12 funcionários forma direta e, com certeza, sinto que estou contribuindo para vencermos o desemprego, mesmo que com uma pequena parcela”, diz.

Segundo os dados da pesquisa, o tempo médio para abertura de uma empresa no Estado em julho foi de 20 horas.

Pequenos negócios

O economista Aurélio Trancoso chama atenção para um dado: 887 empresas foram criadas em Goiás no primeiro semestre deste ano com capital social superior a R$ 500 mil. “Com esses dados, percebemos que a grande maioria das novas empresas é de pequeno porte. E, com exceção da construção civil, faltam indústrias”, diz. Mas, ele frisa que são os pequenos negócios que mais geram empregos no Brasil e em Goiás.

O setor de serviços lidera, disparado, a criação de novos empreendimentos neste ano em Goiás, com quatro em cada CNPJ aberto. O segmento de serviços combinados de escritório e apoio administrativo lidera o ranking de julho, com 272 unidades.

É seguido pelos segmentos de preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo (179), comércio varejista de bebidas (172), atividades de consultoria em gestão empresarial (167) e o ramo de treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial (159).

Em relação à indústria, apenas a construção civil continua aquecida. Surgiram 157 novas empresas no setor em Goiás, ocupando a sexta colocação em geral.

Aurélio Trancoso aponta que apesar da alta no segmento, a indústria exige atenção. “O setor industrial e o agronegócio não possuem um volume grande abertura de novos negócios no Estado. E quando falamos de indústria, falamos também de ICMS, de arrecadação do Estado”, diz.

Saiba mais: Goiás tem mais de 200 mil empresas ativas

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.