segunda-feira, 29 de abril de 2024
PIB do Brasil tem quarta alta seguida

PIB do Brasil tem quarta alta seguida

O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,2% no segundo trimestre deste ano frente ao trimestre anterior, marcando o quarto resultado positivo consecutivo do indicador.

1 de setembro de 2022

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,2% no segundo trimestre deste ano frente ao trimestre anterior. É o quarto resultado positivo consecutivo do indicador, fechando o primeiro semestre de 2022 com alta de 2,5%. Na comparação com o segundo trimestre do ano passado, o crescimento foi de 3,2% O PIB, que é a soma dos bens e serviços finais produzidos no Brasil, chegou a R$ 2,4 trilhões em valores correntes, informou o IBGE nesta quinta-feira (1/9).

O puxador do crescimento da economia foi, mais uma vez, o setor de serviços, que representa cerca de 70% do PIB do país. Os serviços tiveram alta de 1,3% no trimestre e de 4,5% no contraste com o mesmo período de 2021. O puxador do crescimento da economia foi, mais uma vez, o setor de serviços, que representa cerca de 70% do PIB do país. Os serviços tiveram alta de 1,3% no trimestre e de 4,5% no contraste com o mesmo período de 2021.

A surpresa foi o desempenho da indústria, que acelerou 2,2% no segundo trimestre. Em comparação ao mesmo período do ano passado, a alta foi de 1,9%. . Foi a taxa positiva mais alta para a indústria desde o terceiro trimestre de 2020 (14,7%), quando o setor começava a se recuperar dos efeitos da pandemia e tinha uma base de comparação depreciada.

Esse crescimento se deve aos desempenhos positivos de 3,1% na atividade de eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos, de 2,7% na construção, de 2,2% nas indústrias extrativas e de 1,7% nas indústrias de transformação.

Consumo

O consumo das famílias teve a maior alta desde o quarto trimestre de 2020, ao crescer 2,6% no segundo trimestre. Também houve o crescimento do comércio, tanto do atacado quanto do varejo, o último ligado ao consumo das famílias. Outros pontos são a melhora do mercado de trabalho, com crescimento da massa salarial na comparação anual, a liberação do saque emergencial do FGTS e a antecipação do 13º de aposentados e pensionistas do INSS. Tudo isso impactou o consumo, apesar do aumento da inflação e dos juros”,

Já o consumo do governo recuou 0,9%, após registrar estabilidade no trimestre anterior (-0,1%). A alta do consumo das famílias está relacionada à volta do crescimento dos serviços prestados às famílias, em decorrência dos serviços presenciais que estão com a demanda represada na pandemia. Um reflexo disso é o aumento no preço das passagens aéreas, uma consequência do crescimento da demanda.

Também houve o crescimento do comércio, tanto do atacado quanto do varejo, o último ligado ao consumo das famílias. A agropecuária, que havia recuado 0,9% no último trimestre, variou 0,5% no segundo trimestre deste ano.

Saiba mais: PIB de Goiás deve crescer 3,1% em 2022

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.

One thought on “PIB do Brasil tem quarta alta seguida”

  1. Valtuir Alves de Oliveira disse:

    Que continue nesse ritmo ou melhor que isso ainda.
    Na verdade tudo caminha para resultados ainda melhores.
    É o Brasil crescendo com a administração de Bolsonaro na Presidência!!!