segunda-feira, 29 de abril de 2024
Goiás tem a menor taxa de desemprego a longo prazo

Goiás tem a menor taxa de desemprego a longo prazo

Estado passou da quinta para a primeira posição no ranking nacional de menor percentual de pessoas desempregadas de longo prazo.

25 de novembro de 2022

A taxa de desemprego em Goiás é a menor dos últimos 14 anos

Goiás registrou a menor taxa de desemprego a longo prazo do País. Segundo divulgou nesta sexta-feira (25/11) o Instituto Mauro Borges de Pesquisas e Estatísticas (IMB), do governo estadual. O porcentual de pessoas desocupadas que estão há mais de dois anos procurando emprego no Estado é de 0,5%, enquanto a média nacional é superior a 2,4%. Os dados foram compilados com base na última PNAD Contínua, relativa ao terceiro trimestre de 2022, do IBGE.

Na comparação com o trimestre anterior, Goiás apresentou queda de 0,5%. Assim, passou da quinta para a primeira posição no ranking nacional de menor percentual de pessoas desempregadas de longo prazo. “Nosso grande desafio é romper o ciclo de pobreza. Só conseguiremos isso oferecendo educação para as crianças e emprego para os pais e as mães desses jovens. O resultado dessa pesquisa mostra que estamos no caminho certo”, afirma o governador Ronaldo Caiado.

Aliás, a PNAD também mostrou que Goiás ampliou o rendimento médio de todos os trabalhos das pessoas ocupadas (6,4%). O que representou o maior crescimento relativo em comparação ao trimestre anterior dos últimos 11 anos. O Estado alcançou no terceiro trimestre de 2022 patamares históricos em importantes indicadores do mercado de trabalho. Dentre os quais, se destacam o maior estoque de pessoas ocupadas (3,7 milhões) e a menor taxa de desocupação em oito anos (6,1%).

Esses indicadores contribuíram para que Goiás alcançasse o maior volume da massa de rendimento médio real mensal em 11 anos: R$ 9,8 bilhões.

Qualificação

O governo de Goiás oferece vários cursos de qualificação profissional nas Escolas do Futuro e nos Colégios Tecnológicos, no Estado. Somente nas Escolas do Futuro, nos últimos dois anos, foram ofertados 567 cursos profissionalizantes, reunindo quase 4 mil formandos. Já os Colégios Tecnológicos (Cotecs), de agosto de 2021 a outubro de 2022, ofertaram 2.181 cursos para mais de 60 mil alunos em cursos de capacitação e qualificação, nos 17 colégios físicos e em outras 57 unidades descentralizadas.

“A gestão do governador Ronaldo Caiado entende que a capacitação é o único caminho para promover a emancipação pessoal e financeira dos cidadãos. Por isso, investe fortemente no oferecimento de cursos que preparam os goianos para assumirem os principais postos de trabalho existentes no mercado onde se encontram”, avalia o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

Saiba mais: Desemprego em Goiás é o menor desde 2014

Wanderley de Faria é jornalista especializado em Economia e Negócios, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA/FEA/USP - BM&FBovespa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.