quinta-feira, 2 de maio de 2024
Minimercado goiano cresce 1000% em apenas um ano

Minimercado goiano cresce 1000% em apenas um ano

O negócio surgiu em Goiânia durante a pandemia, quando os proprietários perceberam mudanças nos hábitos dos consumidores.

25 de novembro de 2022

Minimercado oferta mais de 1 mil itens com autoatendimento

Que tal abrir negócio com apenas uma loja e, em apenas um ano, já ter 10 unidades? É o que aconteceu com o Bai! Minimercados, que abriu sua primeira unidade no ano passado e, atualmente, já conta com mais outra nove na Região Metropolitana. Ou seja: crescimento de 1000%. O empreendimento surgiu durante a pandemia da Covid-19, quando os proprietários perceberam mudanças nos hábitos dos consumidores. Principalmente, como compram alimentos.

O segredo é oferecer um minimercado sem atendente, caixa e segurança. Ou seja: contato quase nenhum com outra pessoa. Este formato surgiu primeiro nos Estados Unidos, e bem antes da pandemia, e tem se consolidado como uma tendência do varejo e dos novos perfis de consumo dos brasileiros, cada vez mais digitalizados.

O Bai! Minimercados foi fundado na capital goiana em 2021 e hoje, com dez unidades (todas instaladas em condomínios fechados), já registra faturamento bruto anual de R$ 2 milhões. Além de contar com diversas prospecções em andamento. Nos últimos doze meses, foram investidos R$ 500 mil na ampliação da rede, que ainda conta com um centro de distribuição em Goiânia.

Com uma loja que dispensa funcionários, os mercados autônomos residenciais prometem comodidade, praticidade e segurança. A empresa afirma que cada minimercado oferta mais de 1 mil itens e funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Acredita que este negócio deverá ter novo impulso com a tecnologia 5G (internet), que acabou de chegar em Goiânia, incrementando aspectos como o processo de pagamento e a conexão de câmeras.

Autoatendimento

Fundadora e sócia da empresa, Tatiane Costa afirma que o autoatendimento veio para ficar na vida do consumidor: “Para o Bai! Minimercados, o autoatendimento é fundamental, pois nossa proposta de valor é levar comodidade para os consumidores com o atendimento 24 horas e preço justo. Estamos sendo muito bem recebidos pelos nossos clientes. A interface da solução é bastante simples e intuitiva, o que foi um dos motivos decisivos na escolha do sistema, pois temos compradores de todas as faixas etárias frequentando as nossas lojas. A tecnologia é simplesmente o fator que viabiliza a entrega da nossa proposta de valor ao cliente, que é o autoatendimento 24 horas em todos os dias do ano”, frisa.

O Bai! Minimercados contratou a Linx, empresa de tecnologia para o varejo, para viabilizar sua operação. “Neste novo modelo de loja, tendência no mercado de proximidade, a tecnologia se torna a protagonista. Porque, para operacionalizar o funcionamento dessas lojas e garantir aos clientes uma experiência prática e completamente autônoma, é preciso contar com softwares que sejam responsáveis por cada um desses passos nos bastidores. A tecnologia chega para revolucionar o tradicional comércio de vizinhança”, diz Samuel Carvalho, diretor de Mercado de Proximidade da Linx.

Leia também: Fast Escova abriu 100 lojas em 4 anos

Wanderley de Faria é jornalista especializado em Economia e Negócios, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA/FEA/USP - BM&FBovespa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.