segunda-feira, 6 de maio de 2024
Soluti quer 50% do mercado de certificados digitais

Soluti quer 50% do mercado de certificados digitais

O grupo goiano, que completa 15 anos, tem mudado o seu perfil para uma empresa de soluções tecnológicas com atuação nacional.

6 de abril de 2023

CEO do Grupo Soluti, Vinícius Sousa: empresa nacional de soluções tecnológicas

O Grupo Soluti completa neste mês 15 anos e tem uma meta ambiciosa: conquistar 50% do mercado brasileiro de certificados digitais até 2025. Atualmente, a empresa goiana tem 40% e é líder nacional deste segmento. Portanto, trata-se de um crescimento impressionante em pouco tempo. Ademais, nos últimos anos, o grupo vem mudando o seu perfil, ampliando-o para uma empresa de soluções tecnológicas.

Um exemplo é a sua atuação na área da saúde, em que cerca de 120 mil médicos no Brasil já utilizam os seus serviços digitais de prescrição médica. Outro exemplo é que, antes mesmo da pandemia da Covid-19, a empresa já desenvolvia serviços de atendimento por videoconferência. Desse modo, em 2020, tornou-se vital para milhares de clientes e foi a primeira autorizada no Brasil a oferecer atendimento remoto. Assim se tornou, mais uma vez, referência no setor.

Com sede em Goiânia, o Grupo Soluti possui aproximadamente 600 funcionários diretos no País. Adotou um sistema moderno de jornada, em que grande parte dos colaboradores trabalha de 2 a 3 dias por semana na empresa e o restante de forma remota. “Tem sido rápida e profunda a mudança cultural no grupo, o que também exigiu mudança no perfil dos nossos colaboradores”, afirma Nara Saddi, Diretora de Pessoas.

Expansão

A empresa também tem buscado expandir sua atuação no mercado por meio de aquisições de empresas que são referências regionais. Neste ano adquiriu, por exemplo, a Autoridade Certificadora Infoco, com sede em Belo Horizonte (MG). “Temos o objetivo de fortalecer a nossa posição de liderança no mercado de Certificação Digital brasileiro, além de oferecermos soluções inovadoras na área de identidade no meio digital”, afirma o Diretor de Expansão, Edival Lourenço.

Recentemente, o Grupo criou a empresa Everest Digital e passou a oferecer aos seus clientes o primeiro Data Center Tier III na Região Centro-Oeste do Brasil. O objetivo é elevar a experiência no universo digital, oferecendo mais segurança física e cibernética a empresas e órgãos públicos, além de promover uma experiência inovadora no consumo de tecnologia e eficiência no ambiente de TI.

“Entre os maiores benefícios estão a tecnologia de ponta, equipe qualificada e rígidos níveis de controles. “Oferecemos aos nossos clientes o que há de mais moderno no mercado, priorizando segurança, performance e escalabilidade”, diz Gleysson Araújo, Diretor-Executivo da Everest Digital.

Nova sede

Ainda neste primeiro semestre de 2023, o Grupo Soluti inaugura a sua nova e moderna sede administrativa em Goiânia, onde tudo será automatizado e sustentável, com certificação LEED de eficiência energética. O objetivo é que se torne também um hub de tecnologia e inovação, com coworking para abrigar outros profissionais da área e espaço de eventos.

“Temos muita gratidão a Deus por tudo o que tem feito por nós. Nossa história é marcada por muito sacrifício, perseverança e fé. Por isso acreditamos que estamos a cada dia mais preparados para continuarmos avançando no nosso propósito, que é ajudar a simplificar a vida das pessoas. Para que possam aproveitar melhor o tempo delas, seja com a família, com os estudos, com amigos”, diz o CEO do Grupo Soluti, Vinicius Sousa.

O Grupo Soluti nasceu em abril de 2008 como uma pequena prestadora de serviço na área de Certificação Digital, em Goiânia (GO). Começou com o sonho de 3 irmãos empreendedores: Cassio Sousa, recém-chegado dos Estados Unidos, que vislumbrou o potencial do mercado regional e nacional; e Flavia Sousa e Vinicius Sousa, que não pensaram duas vezes em apostar no projeto. Outro ponto positivo no início foi o apoio incondicional por parte da mãe Dona Jane.

“Os irmãos tiveram que enfrentar todo o tipo de dificuldade neste mercado. Mas sempre buscaram agregar muito conhecimento e novas tecnologias, atraindo os melhores profissionais do mercado”, diz Vanessa Vieira Campos, Diretora de Operações do Grupo Soluti. A morte prematura de Cassio (em 2011) aconteceu num momento em que a empresa, ainda pequena, enfrentava muitas dificuldades. Mas Vinicius, Flávia e a mãe Dona Jane não desistiram. Persistiram, sempre desenvolvendo novas soluções aos clientes.

Grande salto

A Soluti deu um grande salto ao se tornar produtora e vendedora de Certificados Digitais, concorrendo diretamente com os grandes players do setor. Também se tornou uma das poucas empresas a ter disponível um sistema para atender a demanda por Certificado Digital na emissão de notas fiscais eletrônicas. No ano de 2012 veio a concretização: a Soluti se tornou uma Autoridade Certificadora de Nível 1, a primeira fora do Estado de São Paulo.

Com uma política comercial agressiva, em pouco tempo já estava praticamente em todos os Estados brasileiros. “A Soluti montou com parceiros uma ampla rede, que soma mais de 7 mil pontos, em quase 3 mil municípios”, diz Julio Mendes, diretor de Marketing e Vendas. Resultado: o Grupo detém hoje 40% do mercado nacional, com a emissão de 15 mil certificados por dia, em média. A meta é chegar aos 50% do mercado até 2025. “As nossas vendas têm crescimento médio anual de 15% a 20% desde 2015”, diz Mendes.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.