domingo, 28 de abril de 2024
Cinco franquias goianas ganham Selo de Excelência

Cinco franquias goianas ganham Selo de Excelência

Cinco marcas de Goiás ganham o Selo de Excelência em Franchising 2023, da Associação Brasileira de Franchising. Saiba quais são.

18 de abril de 2023

A Majô Beauty Club, do setor de saúde, beleza e bem-estar, ficou com a categoria Sênior.

Cinco marcas de Goiás foram condecoradas com o Selo de Excelência em Franchising (SEF) 2023, da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Neste ano, 225 redes conquistaram o SEF, principal chancela do mercado de franquias brasileiro. Ou seja, 64% do total de 352 inscritas para concorrer à chancela. Aliás, a Região Centro-Oeste é destaque batendo também o recorde com 11 redes premiadas (6 localizadas no Distrito Federal e 5 em Goiás).

Entre as goianas, a rede HiperFesta, que atua no segmento de serviços e outros negócios, foi escolhida na categoria Master. Enquanto a Majô Beauty Club, do setor de saúde, beleza e bem-estar, ficou com a categoria Sênior. Em seguida, a Pezinho Cia (moda), Posé (saúde, beleza e bem-esta) e QG Jeitinho Caseiro (alimentação) foram escolhidas na categoria Pleno.

A categoria Pleno reúne marcas com no mínimo 5 franqueados, 10 unidades e 2 anos atuando no franchising. Enquanto a Sênior contempla as redes a partir de 15 franqueados, 30 operações e 5 anos no mercado. Já a Master engloba franquias com ao menos 30 franqueados, 60 unidades e em atividade no setor há pelo menos 10 anos. Finalmente, a Mega congrega marcas a partir de 100 franqueados, 200 unidades e integrantes do franchising ao menos há 15 anos.

Prêmio

A cerimônia de entrega do SEF e do Prêmio ABF Destaque Franchising 2023 será realizada em 5 de maio, no WTC Hall, em São Paulo. Além de principal reconhecimento do setor no País, o Selo concedido pela ABF é também um termômetro das relações entre franqueador e franqueado. São os franqueados que, por meio da Pesquisa do SEF, avaliam as respectivas empresas franqueadoras que, de acordo com a pontuação obtida, conquistam a chancela.

O estudo tem o objetivo de avaliar, do ponto de vista do franqueado, qual é o real apoio fornecido pela marca, desde o processo de seleção do franqueado, passando pelo cumprimento das estimativas de investimento, fornecimento de insumos, suporte e treinamentos, comunicação, chegando ao custo-benefício da rede, lucratividade, retorno de investimento, entre outros itens.

De acordo com Tom Moreira Leite, presidente da ABF, a edição 2023 do Selo de Excelência em Franchising acompanha o processo de retomada de crescimento do setor, que em 2022 superou a barreira dos R$ 200 bilhões em faturamento. “ E também da superação dos desafios colocados pela pandemia da Covid-19 e da resiliência, fatores que estão muito bem representados nas 352 redes inscritas e nas 225 chanceladas”, afirmou.

Wanderley de Faria é jornalista especializado em Economia e Negócios, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA/FEA/USP - BM&FBovespa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.