segunda-feira, 29 de abril de 2024
OCB/GO defende negócio cooperativista nas periferias

OCB/GO defende negócio cooperativista nas periferias

O cooperativismo é uma oportunidade viável e inclusiva para o desenvolvimento econômico das comunidades periféricas, defende OCB/GO.

21 de maio de 2023

Luís Alberto anuncia a participação do Sistema OCB/GO na Expo Favela 2024

O cooperativismo é uma oportunidade viável e inclusiva para o desenvolvimento econômico das comunidades periféricas. O assunto fez parte de uma roda de conversa durante a Expo Favela Innovation Goiás 2023, realizada neste fim de semana no Centro de Convenções de Goiânia. Trata-se da maior feira de empreendedorismo da América Latina, direcionada ao público das favelas e das periferias.

O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, explicou como funciona a forma de empreender por meio do cooperativismo, as diferenças e vantagens do modelo de negócios.

“A primeira diferença é que, enquanto nas empresas mercantis, o capital é representado pelo dinheiro, nas cooperativas, o capital é representado pelas pessoas. O empreendimento cooperativista trabalha com o propósito da inclusão social e o desenvolvimento das comunidades e, por meio da união de esforços, dá oportunidade às pessoas de constituírem suas empresas de forma mais fortalecida do que se estivessem empreendendo sozinhas”, esclareceu.

Expo Favela 2024

O líder cooperativista ainda anunciou ainda que o Sistema OCB/GO participará da edição 2024 da Expo Favela com o projeto Incubacoop Goiás, que é desenvolvido em parceria com o Sebrae Goiás e a Secretaria da Retomada. É um programa de aceleração e incubação de cooperativas, que atua desde a identificação de grupos e arranjos produtivos potenciais para formarem empreendimentos cooperativos, até o auxílio na constituição, de fato, da nova cooperativa, acompanhamento e incubação.

Em Goiás, existem hoje cerca de 290 cooperativas registradas na OCB/GO, em diversos ramos. Vão desde pequenos empreendimentos, como coops de bordadeiras, artesãos e agricultores familiares, até grandes empresas cooperativas, como a Unimed Goiânia e a Comigo, por exemplo. “No cooperativismo, há oportunidade de negócios em qualquer área, inclusive para profissionais de música”, disse Luís Alberto.

Goiás foi o segundo Estado a receber a Expo Favela; as duas primeiras edições foram realizadas em São Paulo e, após passar por terras goianas, segue para outras unidades da federação. A Expo Favela Innovation Goiás 2023 tem como objetivo dar visibilidade aos empreendimentos e startups que atuam nas periferias.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.