terça-feira, 30 de abril de 2024
Desafio de manter um negócio inovando por 13 anos

Desafio de manter um negócio inovando por 13 anos

Restaurante Bonsai Temakeria completa 13 anos investindo em novos pratos, combinações para o público vegano e vegetariano e em peixes locais.

11 de junho de 2023

Edson Ferreira e o time do restaurante japonês em Goiânia: 13 anos no mercado

Treze anos de desafios diários. Assim o empresário Edson Ferreira Pacheco define a experiência de empreender, ao lado da mulher, Yuri Kozima Pacheco. Eles são proprietários do Bonsai Temakeria e Cozinha Oriental, em Goiânia. E buscam inovar no uso de tecnologia e na imersão no universo de sabores da culinária japonesa. “O desafio e estar sempre procurando conhecimentos em todas as áreas, com essa nova tecnologia, automação, inteligência artificial. Tudo isso a gente tem de aprender”, diz Edson.

Ele conta que encontrou a oportunidade de empreender depois de sair do banco onde trabalhava, quando foi morar no Japão, onde permaneceu por 17 anos. “Com uma visão de país de primeiro mundo, percebi que poderia trazer grandes ideias de lá. Foi quando decidimos abrir um restaurante japonês, mexer com alimentação”, conta. O casal veio para Goiânia, onde Yuri tem familiares.

Tanto ele quanto a mulher gostam de atendimento, de fazer vendas e de ter contato com clientes. Assim, ela ficou com a parte de receber clientes, na qual ela tinha experiência, e ele foi trabalhar na cozinha. “Aprendi, fiz cursos, procurei o Sebrae Goiás, fui para São Paulo, estive em várias feiras. Sempre para adquirir conhecimentos e trazer para Goiânia”, afirma. O empresário frisa que sempre teve grande grande influência de restaurantes paulistas.

Mesmo hoje, com colaboradores fazendo a maior parte do trabalho, Edson relata que passa grande parte do tempo no restaurante. “Adoro trabalhar com restaurante, com o público. Estou sempre presente no restaurante e acho que esse contato é muito importante. Minha experiência no meu negócio me deixa muito contente. Não é porque a comida japonesa é fria que o atendimento deve ser frio. Gostamos do contato com os clientes”, diz.

Inovações

Edson observa que há um público em franco crescimento: o dos veganos e vegetarianos. A fim de atender esses clientes, novos pratos são desenvolvidos. “Também temos criado novos pratos, à base de peixes locais”, diz. Isto porque há grande demanda por salmão, que é a matéria-prima principal da comida japonesa. Como o mercado da China tem crescido e compra peixes em grandes quantidades, o preço do salmão no Brasil aumenta consideravelmente.

Entre as inovações, estão também na área digital. Para melhorar o relacionamento com os clientes nas redes, Edson fez curso de marketing digital. Com o UP Digital, do Sebrae, pôde identificar falhas na comunicação e introduziu um checklist na hora dos pedidos, principalmente por aplicativos. Por fim, implementou o tablet para que os clientes registrem os próprios pedidos, o que otimizou os atendimentos.

O casal tem clientes cativos desde quando abriu o restaurante. “Eles vêm, experimentam pratos e ficam impressionados com a qualidade de todo esse período. É também um desafio manter o padrão e a qualidade por 13 anos. O empreendedor está sempre sendo desafiado”, avalia.

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