domingo, 19 de maio de 2024
Vendas de veículos novos crescem 32% em Goiás

Vendas de veículos novos crescem 32% em Goiás

A expectativa do setor é de que a continuidade da queda dos juros no Brasil mantenha o ânimo dos consumidores na compra de veículos.

14 de agosto de 2023

As vendas de automóveis e comerciais leves cresceram 32% no mês de julho em relação ao mesmo mês do ano passado em Goiás. Quando comparadas a junho deste ano, o crescimento foi de 22,5%. Principal motivo: os descontos tributários proporcionados pelo programa do governo federal às montadoras.

O mês passado registrou o emplacamento de 7.780 unidades, ante 5.892 em julho do ano passado e 6.351 em relação a junho último. As informações são do Sindicato dos Concessionários dos Distribuidores de Veículos do Estados de Goiás (Sincodive-GO).

As medidas do governo federal tiveram seus reflexos mais expressivos em julho, em função do tempo da troca de notas fiscais entre montadoras e concessionárias. O pacote de incentivos do governo deu descontos tributários para as montadoras na venda de veículos de até R$ 120 mil.

A expectativa do setor é de que a continuidade da queda dos juros no Brasil mantenha o ânimo dos consumidores na compra de veículos. Também aponta um cenário mais favorável nos próximos meses, baseado em tendências de queda no desemprego, melhoria do rating Brasil, alta do PIB nacional e global e também no avanço de vendas de veículos leves em todo o mundo. Defende ainda que haja um plano permanente para sustentar a recuperação do setor automotivo.

Financiamento

No mês de julho, Goiás foi responsável pelo financiamento de 18,7 mil veículos, entre novos e usados, de acordo com dados da B3. No total, o Estado teve um crescimento de 13,3% no número de financiamentos na comparação com o mesmo período do ano anterior. Mas queda de 2,3% em relação a junho.

A alta se deve ao segmento de motos. O número de financiamentos na categoria foi 37,7% maior do que em julho de 2022, mas 14% menor do que em junho deste ano. No segmento de autos leves, a alta foi de 11% ante o mesmo período do ano passado e de 1,5% comparado com junho. Já em financiamento de veículos pesados, houve queda de 16,9% na comparação com o mesmo mês do ano anterior e de 6,9% em relação a junho.

Saiba mais: Confira os carros mais vendidos em Goiás em 2023

Wanderley de Faria é jornalista especializado em Economia e Negócios, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA/FEA/USP - BM&FBovespa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.