sábado, 27 de abril de 2024
Vendas do comércio goiano começam o ano em alta

Vendas do comércio goiano começam o ano em alta

As altas ocorreram em equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, além de supermercados.

14 de março de 2024

As vendas do comércio varejista goiano cresceram 4% em janeiro último, em relação ao mesmo mês do ano passado. E 2,2% quando comparadas com as de dezembro. Segundo pesquisa do IBGE, divulgada nesta quinta-feira (14/3).

Seis das oito atividades pesquisadas apresentaram variação positiva em janeiro passado. As altas ocorreram em equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (28,4%). Além de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (10,7%).

Também registraram aumentos os artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,6%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (5,7%); livros, jornais, revistas e papelaria (1,4%) e tecidos, vestuário e calçados (0,6%).

Destaque para a atividade de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, que acumula alta de 10,9% em 12 meses.

Em contrapartida, tiveram quedas as atividades de móveis e eletrodomésticos (-7,4%) e de combustíveis e lubrificantes (-9,0%). Esse último manteve acumulado negativo em 12 meses (-8,6%).

Varejo ampliado

O comércio varejista ampliado goiano apresentou alta ainda maior: de 6% em janeiro em relação ao mesmo mês de 2023. Entre as atividades, o comércio varejista ampliado, veículos, motocicletas, partes e peças (10,1%) registrou o sexto mês consecutivo de alta no volume de vendas. Agora acumula crescimento de 12% em 12 meses.

A atividade de atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (8,4%), apesar da alta em janeiro, manteve acumulado negativo em 12 meses (- 18,9%) devido a 11 meses de quedas em 2023.

Por fim, as vendas de material de construção tiveram queda em janeiro (-5%).

Leia também: Páscoa deve movimentar R$ 73,1 milhões em Goiás

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.