sábado, 27 de abril de 2024
Goiânia é a 2ª mais sustentável do Centro-Oeste

Goiânia é a 2ª mais sustentável do Centro-Oeste

Goiás tem 13 entre as 319 cidades mais sustentáveis do país, conforme o ranking da Bright Cities.

26 de março de 2024

Goiânia é a segunda cidade mais sustentável da região Centro-Oeste, ficando atrás apenas de Brasília (DF). De acordo com o Ranking de Cidades Sustentáveis 2024, realizado pela Bright Cities.

Além da capital goiana, Itumbiara e Rio Verde conquistaram o 4º e o 5º lugares, respectivamente. Enquanto Cuiabá (MT) ficou na 3ª colocação. As cinco primeiras de cada região do país receberam a premiação, totalizando 25 cidades.

Das 319 cidades pesquisadas, com população com mais de 100 mil habitantes (IBGE/2022), Goiás tem 13 no ranking. Além das cidades já citadas, também estão ranqueadas Anápolis (123ª), Jataí (136ª) e Formosa (140ª).

Além de Valparaíso de Goiás (199ª), Catalão (200ª), Trindade (213ª), Águas Lindas (224ª), Luziânia (237ª), Senador Canedo (268ª), Planaltina (280ª) e Novo Gama (313ª).

Plataforma

A Bright Cities é uma plataforma de diagnósticos para cidades que trabalha com mais de 100 indicadores relacionados à ISO 37120 e ODS. O Ranking de Cidades Sustentáveis se baseia em 40 indicadores da ISO 37120. Distribuídos em cinco pilares: prosperidade, gestão, bem-estar, segurança e infraestrutura, além de serviços básicos.

Conforme a plataforma, uma cidade sustentável “é aquela que busca equilibrar seu crescimento econômico com as necessidades de seus cidadãos, adotando práticas que promovem o uso eficiente dos recursos, sejam eles financeiros, ambientais ou humanos, sem comprometer as gerações futuras.”

De acordo com a empresa, o ranking busca não apenas reconhecer positivamente as cidades que são referência nacional, mas também fornece uma ferramenta que possibilita entender e avaliar o progresso das cidades do Brasil em direção a um futuro mais sustentável e inteligente.

Leia também: Imóveis: Goiânia lidera valorização no país

Wanderley de Faria é jornalista especializado em Economia e Negócios, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA/FEA/USP - BM&FBovespa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.