sexta-feira, 3 de maio de 2024
Queijo goiano ganha reputação internacional

Queijo goiano ganha reputação internacional

O Bem Dito Queijo, que é produzido no município de Piracanjuba, ganhou três medalhas no 3º Mundial do Queijo do Brasil.

20 de abril de 2024

Fabiano e a filha Brenda Kaline que cuida da comercialização dos queijos e do marketing da empresa

O queijo artesanal goiano, o Bem Dito Queijo, ganhou medalhas de prata e bronze, pela terceira vez consecutiva, no 3º Mundial do Queijo do Brasil, em São Paulo. O evento avaliou mais de 1.900 queijos do Brasil e de mais de 14 países, entre eles França, Inglaterra, Suíça, Itália e outros.

O queijo autoral segue receita familiar, aprimorada pelo produtor Fabiano Dias Martins, com técnicas desenvolvidas na França. Sua produção acontece numa pequena propriedade rural, no município de Piracanjuba (GO).

Criada há apenas sete anos, a queijaria já está consolidada no mercado e desfruta de respeito entre os grandes fabricantes artesanais do Brasil e do mundo.

A empresa acumula sete medalhas nos concursos realizados na Expo Queijo, em Araxá – MG, e nos três últimos mundiais, em São Paulo. A meta agora é trazer para Goiás a medalha de ouro no mundial da França que vai acontecer em 2025.

Diferencial

Fabiano, produtor e apreciador de queijo, destaca que fabricar queijo é um costume entre muitas famílias na zona rural no Brasil. Mas, produzir um queijo diferenciado é um desafio.

“Meus cuidados vêm desde a pastagem para o gado selecionado, da raça girolanda, a ordenha das vacas, a fabricação artesanal do queijo e, principalmente, a sua maturação. São conhecimentos que adquiri em conceituadas queijarias francesas e através de cursos no Brasil e no exterior”, conta.

A fama do Bem Dito Queijo já extrapolou as fronteiras brasileiras. Recentemente, Fabiano e sua filha Brenda Kaline Fernandes Martins receberam encomendas do produto de apreciadores de outros países. Ela é responsável pela comercialização e do marketing da empresa.

Focar no mercado

Contudo, a curto prazo, a ideia dos empreendedores é focar no mercado nacional e garantir a qualidade do produto. A queijaria trabalha com 100 litros de leite/dia que garantem cerca de 10 quilos do produto.
Vende em Goiás e em outros Estados através de empórios e pela internet. Em Goiânia, o queijo está em mais de 15 empórios.

Ainda este ano, a Bem Dito Queijo pretende ampliar as instalações da queijaria e do Centro de Distribuição, em Goiânia. Além de aumentar a produção para atender a demanda crescente e abrir as portas da queijaria para visitação, degustação e realizações de cursos. “Futuramente, vamos investir no turismo rural”, antecipa Fabiano.

O começo

O empresário conta que, desde criança, tem veia empreendedora e gosto pelo meio rural. “Cresci vendo minha mãe Didi – Leopoldina Dias – fazer doces e queijo para momentos especiais em família e entre amigos, seguindo receitas de sua mãe e de sua avó. Essas memórias afetivas me fizeram adquirir o jeito e o gosto pelo negócio”.

Depois de atuar como advogado por quase 20 anos, e ainda na ativa, ele decidiu também empreender. Optou pelo negócio de fabricar queijo artesanal, mas de forma autoral para entrar num novo nicho de mercado, agregando valor ao produto.

Daí, buscou se especializar visitando e realizando cursos em queijarias na França para aprender novas técnicas de cura do produto. Além de outros cursos em Minas Gerais, o berço do queijo artesanal no Brasil.

O Bem Dito Queijo é feito de leite cru e massa mole, curado por fora, mas macio e cremoso por dentro, além de ter uma cor amarelada e sabor inigualável. Não é utilizado qualquer tipo de conservante, apenas leite, coalho e sal. Tudo é feito de forma artesanal, com o passo a passo acompanhado pelo produtor.

O nome Bem Dito Queijo, além de remeter a ideia de bem-aventurado, abençoado, é homenagem do empresário ao seu bisavô que se chamava Benedito, honrando assim sua linhagem familiar.

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