Sete em cada dez brasileiros avaliam que os preços dos produtos aumentaram nos últimos seis meses. Confira as outras preocupações.
A inflação continua sendo a maior preocupação dos brasileiros em 2024. Sete em cada dez (70%) avaliam que os preços dos produtos aumentaram em comparação aos últimos seis meses. Preço dos alimentos e outros produtos de abastecimento doméstico foi citado por 73% dos entrevistados.
O custo com os serviços de saúde privada e remédios teve 33% das citações. Seguido por preços dos combustíveis (27%), juros do cartão de crédito e dos financiamentos e empréstimos (13%) e serviços de educação (7%).
Segundo pesquisa Radar Febraban, realizada entre 17 e 22 de abril, com 2 mil pessoas no País, pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE).
Quase metade dos brasileiros tem como desejo para 2024 aplicar dinheiro. Investir na compra da casa própria e na própria formação também estão na lista de prioridades para o ano, segundo a pesquisa.
Tendo sobras no orçamento, 47% dos entrevistadores aplicariam o dinheiro no banco. A poupança tem preferência de 21%.
Mas o principal destino de recursos, em caso de folga no orçamento, seria investiria em moradia. Comprar (31%) ou reformar (21%) foi a resposta de mais da metade dos brasileiros.
Investimentos em educação pessoal ou na família vêm na sequência, com 17%. Seguida por vontade de viajar (13%), o desejo de comprar carro (9%) e fazer ou melhorar o plano de saúde (9%.