segunda-feira, 20 de maio de 2024
Fieg e Sebrae buscam parcerias na Finlândia

Fieg e Sebrae buscam parcerias na Finlândia

Prospectar negócios também é o objetivo da missão empresarial goiana, que já visitou 12 empresas na Finlândia.

9 de maio de 2024

Doze empresas de representação internacional foram visitadas pela comitiva goiana da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) nesta semana na Finlândia. O objetivo da missão é prospectar parcerias e negócios. Nesta sexta (10), a comitiva será recebida na Embaixada do Brasil no país.

“Conhecemos importantes ferramentas, tecnologias e métodos que podem ser usados nas nossas empresas, indústrias. Vamos levar muito conhecimento importante”, afirmou o presidente da Fieg, Sandro Mabel, ao destacar a importância da missão.

Uma das visitas do grupo foi na Omnia, uma entidade de ensino finlandês localizada em Espoo. A unidade oferece mais de 20 programas de graduação profissional básica e treinamento preparatório para programas de graduação tradicional. Além de oportunidades de combinar estudos secundários superiores com educação profissional.

“A Finlândia, assim como outros países da Europa, prioriza o ensino técnico e a educação profissional. Vimos de perto como eles trabalham e confirmamos que nossos esforços para destacar o ensino do Sesi e do Senai estão no mesmo caminho do que os países mais desenvolvidos seguem”, afirma Sandro Mabel.

Educação profissional

O centro educacional foca na educação profissional para estudantes do ensino médio, mas também treina professores e dirigentes de escolas para ensinar habilidades do século 21. A unidade também dá suporte a empreendedores. Alunos, educadores e empresários trabalham juntos, em um ambiente aberto e colaborativo, segundo foi informado à comitiva.

Durante o encontro, foi discutida parceria com o Sesi e o Senai em Goiás. “O modelo é interessante e segue o que já trabalhamos nas nossas unidades, com objetivo capacitar professores, estudantes e levar o que o mercado precisa, com qualificação e inovação”, ressalta Sandro Mabel.

Empresas

A comitiva visitou a Nokia, empresa multinacional finlandesa fundada em 1865, de infraestruturas de telecomunicações, tecnologia de telecomunicações e tecnologia de consumo.

O grupo também esteve na Valmet, uma empresa desenvolvedora e fornecedora de tecnologias, sistemas de automação e serviços voltados para as indústrias de celulose, papel e energia. “Tudo é muito interessante e temos muitos pontos que foram listados para serem repassados e discutidos com nossos sindicatos para colocarmos em prática”.

IoT

Outra empresa visitada foi a Beontag, uma multinacional que atua como um dos principais fornecedores mundiais em soluções de IoT (internet das coisas), materiais gráficos e etiquetas. A Beontag conta com operações em mais de 15 países e a unidade no Brasil fica no Paraná, em Campo Mourão.

Também foram visitadas as seguintes empresas: Aalto, VTT, Afry, Vaisala, IQM, Sandvik, Metso e GTK.
“Estar perto de empresas e indústrias que atuam com tecnologia de ponta e busca ferramentas inovadoras para atuação nos motiva a buscar ainda mais essa realidade para nossas indústrias”, reforçou Sandro Mabel.

Participam também da comitiva diretores da Fieg, Sesi, Senai, e do IEL; presidente de sindicatos ligados ao setor industrial de Goiás, superintendente e diretores Sebrae.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.