sábado, 21 de junho de 2025
Goiano inova ao usar pó de pneu para fabricar móveis

Goiano inova ao usar pó de pneu para fabricar móveis

O pó do pneu é usado no processo de criação da fibrocerâmica, material que dá forma aos produtos da fábrica goiana Conviê.

8 de outubro de 2024

João Pedro Bernardes, da Conviê: “Há tratativas para que os móveis cheguem a mais cidades, como Palmas e no interior de São Paulo”

Um goiano tem feito a diferença para unir a sustentabilidade na fabricação de móveis por meio de fibrocerâmica. Esse geopolimero é criado através de vários componentes, como argila com fibra misturada ao pó de pneu – moído por eles mesmos – e demais agregados miúdos e finos.
O proprietário da Conviê, João Pedro Bernardes, destaca que, com isso, tem uma reação de polimerização. Ela forma o material utilizado na confecção dos móveis.

“Temos a fábrica para moer pneu, utilizado como matéria-prima para a produção da fibra cerâmica. A partir dessa fibrocerâmica, fabricamos os móveis. Nós utilizamos fibra de polipropileno. É uma fibra sintética. O material é como se fosse uma cerâmica. Ao colocá-la sob alta pressão e alta temperatura, ela fica muito rígida, como porcelanato. O pneu tem uma função de trazer leveza para o produto”, explica.

João Pedro conta que sua empresa fabrica mesas em diferentes tamanhos, bancos e aparadores. A primeira linha feita com o material existe até hoje, mas informa que uma nova coleção será lançada em breve. Com oito novos produtos inseridos no catálogo. Segundo ele, refinar os produtos foi algo necessário para entregar mais conforto ao cliente levando em consideração, claro, a matéria-prima. Algo que durou, em média, oito meses.

“A Rafaela Gravia, nossa designer parceira desenhou uma linha completa de móveis. Ela junto com o projeto do Sebrae e Abimovel nos ajudaram nesse projeto. Principalmente ao evoluir no design, que é essa linha que estamos lançando agora e é fruto de todos esses anos de testes e validação, para entregar um produto de qualidade ao cliente”, ressalta.

Fábrica

A fábrica da Conviê fica em Alexânia, a 119 quilômetros de Goiânia. A empresa conta ao todo com 15 funcionários, divididos entre fabricação e administrativo. Ele explica que cada móvel pode demorar entre 20 a 30 dias para ficar pronto. Sobre as vendas, acontecem com representantes em Goiânia e em Brasília.

Como é um produto diferente e novo, ele explica que sempre tem o trabalho de descrever o processo de fabricação para o cliente ter conhecimento do produto por inteiro. Por isso, o crescimento da empresa ocorre de maneira madura e cautelosa.

“Com uma empresa de inovação como essa, eu preciso apresentar o produto para o cliente. Eu estou vendendo um produto que o cliente nunca viu e não conhece. Então eu precisei de um prazo de maturação de desenvolvimento do produto, que está na fase final agora com o lançamento de uma coleção nova”, reforça.

Segundo João Pedro, já há tratativas para que os móveis cheguem a mais cidades, como Palmas (TO) e no interior de São Paulo. Além disso, há conversas para que também cheguem a outros países da América Central e do Norte.

“Fizemos apresentações para alguns clientes de fora que demonstraram o interesse de importar nosso móvel. Ele é muito bem visto, pois tem qualidade. Então, nós estamos em busca dessa exportação”, pontua.

Sustentabilidade

João Pedro reforça que, ao utilizar o pó do pneu dentro do processo de fabricação do móvel, está promovendo a reutilização da borracha no processo de sustentabilidade tão importante e tão necessária nos dias atuais. São utilizados em média o equivalente a 2 pneus de carros de passeio por metro quadrado do material utilizado nos móveis.

“A importância que nós demos ao uso do pneu no nosso produto tem essa pegada de inovação. Ele é todo brasileiro, desenvolvido e criado por nós e com uma destinação correta para o pneu”, frisa.

Leia também: Manda Picanha pode virar franquia em 2025

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.

22 thoughts on “Goiano inova ao usar pó de pneu para fabricar móveis”

  1. Maria das Graças Silva Melo disse:

    Gostaria de receber catálogo de vcs. Seus produtos me interessam . Aguardo . Obg

  2. jayme zanovelli jr disse:

    Gostaria de ver catalago

  3. Ledir disse:

    Bom dia!!
    Primeiramente parabéns pela grande ideia.
    Amei seus trabalhos.
    Como faço pra saber o valor dos produtos?

  4. Mercia Ferreira dos Santos Silva disse:

    Existe previsão de chegada para o Rio de Janeiro?

  5. Max Ferra disse:

    Gostaria de saber sobre valores?

  6. Claudia disse:

    bom dia, eu gostaria de saber como posso comprar seus móveis, vi a reportagem na TV e gostei bastante, obrigada

  7. Perciliana disse:

    Onde em Belo Horizonte , MG. Encontrar seus móveis.

  8. Danilo Goulart Cruz. disse:

    Bom dia, tenho interesse em representa lo aqui no mt primavera do leste mt.tenho uma empresa de representação

  9. Sandra M D G Rosa disse:

    Parabéns João, sou a muito a favor do reaproveitamento , da sustentabilidade… parabéns, parabéns!!!

  10. Regina disse:

    Gostaria de ver o catálogo de seus móveis. Aonde encontrar?

  11. Osvaldo Molon Filho disse:

    Assisti a reportagem, adorei, uso muitos pneus em nosso sítio e já tinha pensado em triturar e usar para confeccionar móveis, alguns bancos, sofás como os fabricados por você. Aqui os borracheiros descartam muitos, tenho cortado para vaso, base de postinhos de luz, proteção de mudas novas, muro de arrumo, etc.
    Quero parabenizá-lo e estimular suas ideias, irei divulgar seu produto por aqui.
    Só tenho uma sugestão, se me permite, eu arredondaria os cantos dos móveis, pois fiz duas poltronas com tanques antigos de cimento e sempre esbarravam nos cantos, aí eu os arredondei dando mais segurança e no meu entender, mais estética.
    Sucesso

  12. Daniel Alves disse:

    João Paulo, sua proposta é fundamental para novos mercados que valorizam a sustentabilidade consciente.
    Parabéns pela iniciativa inteligente.
    Quero saber mais a respeito.

    Daniel Alves

  13. Sandra M D G Rosa disse:

    Prezado João, amei sua criação! Sustentabilidade é tudo! Que espetáculo,
    retirar esse pneus da natureza! Showwww…. Parabéns, parabéns…
    Assisti no programa na Rede Globo neste sábado, 15 fevereiro 2025, cerca de 8:40h.
    Fiquei encantada com suas criações, fico sonhando em ter uma poltrona dessas… como fazer para comprar p Rio de Janeiro?
    Desejo a você muito Sucesso!!!

  14. Shane de Abreu disse:

    Olá!
    Muito interessante os móveis produzidos de pó de pneus é importante por ser um produto sustentável, reciclando, transformando.
    Gostaria muito de apresentar esses móveis em meu programa de Rádio o Arquétipo Atelier de Arquitetura que produzo e apresento .
    Em 27 de abril o Arquétipo completará 28 anos no ar na Rádio Vibe Mundial 95.7FM simultâneo no canal de YouTube da emissora.
    Às sextas à 11:00 e aos sábados às 19:30
    A Rádio localiza se emSão Paulo Capital na Av.Paulista
    Foi o 1° Programa no Brasil a difundir os conhecimentos da filosofia ciência e arte milenar Feng-Shui para melhor qualidade vida , que propõe o equilíbrio entre o homem e a natureza consigo mesmo e com o outro.
    Propõe maneiras do viver buscando contribuir com a Sustentabilidade.
    A Sustentabilidade é fundamental em inúmetos aspectos.
    Apresentamos também variedades
    Gostaria muito de conversar com João Pedro e convidá lo a conceder uma entrevista no Arquétipo e naturalmente apresentar seus móveis.
    Atenciosamente, Shane de Abreu 11 9.9979.0856

  15. Luiz Fernando Varella disse:

    Bom dia, gostaria de entrar em contato com o João Paulo Alexandre, sou de São Paulo, e gostei muito fos moveis, mas gostaria de mais informações.
    Luiz Fernando Varella

  16. Hideko disse:

    Assisti no programa Pequenas Empresas Grandes Negócios sobre essa empresa inovadora e fiquei muito sensibilizada e feliz em ver que existem empresários que se preocupam com a sustentabilidade e não apenas com cifrões. O mundo seria muito diferente se muitos empresários pensassem como ele!
    Acho que o jovem empresário talvez devesse apresentar seus produtos nas grandes Feiras de Moveis do Brasil, se expor a Europa e exterior.
    Não sou empresaria, mas gostaria muito de testemunhar essa empresa caindo na boca das pessoas que se preocupam com sustentabilidade e com o mundo que vamos deixar para as próximas gerações.

  17. Antunes jacobb disse:

    Quero abrir uma franquia. Como faço

  18. Liliana Simões disse:

    Assisti o programa na TV e achei incrível a proposta.
    Gostaria muito de receber o catálogo. Sou Designer e coordenadora de projetos da Secretaria de Obras da Prefeitura Municipal de Vitória E.S; Penso que poderíamos inovar utilizando o mobiliário sustentável nos ambientes expostos ao tempo.

  19. ARLETE M. SCATOLIN disse:

    BOM DIA!!!!
    TENHO INTERESSE NOS PRODUTOS DE VOCÊS,QUERO RECEBER O CATALOGO …FICO NO AGUARDO

  20. ARLETE M. SCATOLIN disse:

    BOM DIA!!!!
    TENHO INTERESSE NOS PRODUTOS DE VOCÊS,QUERO RECEBER O CATALOGO …FICO NO AGUARDO
    MUITO INTERESSANTE….GOSTEI

  21. Sebastião Gomes Pereira disse:

    Boa tarde gostaria de conhecer os modelos