segunda-feira, 29 de abril de 2024
Seu Antônio explica porque mudou produção da Creme Mel para Pernambuco

Seu Antônio explica porque mudou produção da Creme Mel para Pernambuco

Maior fabricante nacional de sorvetes, a indústria goiana Creme Mel transferiu a fábrica localizada em Goiás para Recife, Pernambuco, onde é dona da indústria de sorvetes Zeca´s desde 2015, única e exclusivamente para reduzir custos, modernizar a logística e tornar a operação mais eficiente, inclusive com a terceirização de frota e da área comercial com […]

28 de abril de 2020

Antônio dos Santos : “Transferimos a fábrica para modernizar a produção e tornar a operação mais eficiente, com redução de custos”

Maior fabricante nacional de sorvetes, a indústria goiana Creme Mel transferiu a fábrica localizada em Goiás para Recife, Pernambuco, onde é dona da indústria de sorvetes Zeca´s desde 2015, única e exclusivamente para reduzir custos, modernizar a logística e tornar a operação mais eficiente, inclusive com a terceirização de frota e da área comercial com aproveitamento de grande parte dos funcionários.

A informação foi dada ao EMPREENDER EM GOIÁS pelo presidente da empresa, Antônio Benedito dos Santos, ao explicar que a unidade de Recife é mais moderna, estruturada, lucrativa e tem o ISO 22000 (segurança alimentar). “A área administrativa com cerca de 100 funcionários permanecerá em Goiás”, enfatizou. O processo de transferência das máquinas foi iniciado em setembro do ano passado e em outubro foi a vez da produção de potes e caixas de 10 litros de sorvetes ser descolada para Pernambuco. Em abril, ocorreu a transferência das máquinas de produzir picolés.

O grupo, que tem como sócio o fundo de investimentos privado HIG, produz 15 milhões de litros de sorvetes por ano das marcas Creme Mel e Zeca´s, e detém cerca de 6% de participação do mercado brasileiro, quase empatada com a multinacional Nestlé, que está presente em todo o País e tem 6,5%. A líder é outra multinacional, a Kibon, com 35% de mercado. A Creme Mel, com 350 funcionários, está presente em 14 Estados e conta com centros de distribuição em Imperatriz (Maranhão), Palmas (Tocantins), Divinópolis, Betim, Montes Claros e Uberlândia (Minas Gerais),Salvador e Vitória da Conquista (Bahia), Maceió (Alagoas), Campina Grande ( Paraíba), Petrolina (Pernambuco) e Aparecida de Goiânia (Goiás).

História
A Creme Mel foi criada pelo empresário Antônio Benedito dos Santos que, ainda muito jovem, realizou o sonho de ser motorista de ônibus. Aos 34 anos, Antônio Benedito largou o emprego de motorista que sustentava sua família e, com o dinheiro da rescisão – o equivalente a R$ 15 mil, nos valores de hoje -, decidiu abrir uma sorveteria artesanal na garagem de sua casa no Setor Cidade Jardim, em Goiânia. Em 1987, iniciou a produção em casa, onde usava um caldeirão de cinco litros para ferver o leite no fogão, uma máquina usada de fazer sorvete, um freezer de segunda mão e quatro carrinhos de picolé.

“O segredo para o crescimento da Creme Mel foi apostar num produto diferente do que já existia no mercado, além do investimento em matéria-prima de qualidade. Colocamos leite em pó no leite para ficar mais consistente e sempre trabalhamos com frutas naturais como maracujá, goiaba, banana e abacaxi. Isso deu uma alavancada muito grande na empresa. Quando faço um produto que gosto, sei que ele terá boa aceitação”, afirma Antônio Benedito.

Em menos de dez anos, a pequena fábrica na garagem de casa ficou pequena e obsoleta. Em 1996, o empresário decide contratar um financiamento de US$ 1 milhão do Fundo Constitucional Centro-Oeste (FCO) para construir a sua primeira fábrica, no Jardim Petrópolis (Goiânia). O financiamento do FCO, que tinha dois anos de carência e até seis anos para quitar a dívida, Antônio Benedito pagou todo o empréstimo em apenas um ano.

Com o aporte de capital em 2003, que possibilitou a aquisição de equipamentos de última geração, todos comprados na Europa, a Creme Mel se expande para outros Estados. “O crescimento da empresa foi em torno de 50% ao ano”, afirma Antônio Benedito. Dez anos depois, em 2013, a indústria goiana recebeu proposta de compra da metade das ações do fundo de investimentos privado HIG. Era o capital necessário para profissionalizar a gestão (com 60 anos de idade, Antônio Benedito já se preocupava com o futuro da empresa que criou) e consolidar ainda mais a Creme Mel no mercado nacional e fazer frente à forte concorrência. Os recursos também permitiram a aquisição da Zeca´s, maior rede de sorvetes do Nordeste, em 2015.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.

11 thoughts on “Seu Antônio explica porque mudou produção da Creme Mel para Pernambuco”

  1. Calil disse:

    Boa sorte

  2. Achamos muito interessante este post.

  3. Jaime disse:

    Uma pena… Desde o dia início dessas mudanças, os revendedores têm enfrentando diversos problemas com falta de produtos, pedidos que não chegam, produtos danificados, queda de qualidade…..

    Já fiz dezenas de reclamações, sou dono de sorveteria e só vendia produtos creme mel. Mas, de 1 ano pra cá ficou impossível continuar com essa exclusividade. Tenho problemas em todos os pedidos que faço e há total descaso da empresa. A empresa que assumiu a logística tbem é péssima, não tem nenhum compromisso com a marca, transporte é inadequado e não conseguem solucionar os problemas.
    Enfim, fica aqui o desabafo de alguém que se cansou do descaso, alguém que vivia de Creme Mel, mas que agora não vê a hora de se livrar dessa marca.

  4. batista disse:

    Decepicionado com a creme mel, comprei um picolé de brigadeiro e ao abrir cadê o brigadeiro parecia um picolé de skimo, lendo uma reportagem que a fábrica foi para Pernambuco para diminuir seus custos e ter lucros penso ,se for para enganar seus consumidores antes tivesse ficado em Goiás pois taria faturando do mesmo jeito. KIBOM E mais caro sim mas eles não enganam seus consumidores.

  5. Jorge Monteiro disse:

    O melhor sorvete do mundo. Simples assim!

  6. Erlei divino da silva disse:

    Uma aula para os empreededores.

  7. Erlei divino da silva disse:

    Vontade de empreender e ajudar a alavancar meu Brasil querido e melhorar de vida.

  8. Gilmar Carneiro Lins disse:

    Olá
    Sou GILMAR LINS, me candidatei a vaga de Gerente de Logística, vejo a baixo reclamações de clientes fiéis a marca por conta dos pedidos não serem entregue, diante do exposto me coloco a disposição para minimizar ou solucionar estes problema, tenho experiência em produtos perecíveis e será um prazer em poder contribuir para este Case de sucesso.
    Aguardo retorno, estou no LinkedIn!

  9. alexandro souto costa disse:

    tem que vou tar para goiania
    ja trabanhei la muito bom

  10. Raquel de Alcântara disse:

    Onde encontrar o picolé Capuccino em Brasília?. Minha mãe, de 80 anos, está SONHANDO em voltar a saborear este picolé, considerado por ela como o MÉlhor picolé de todos os tempos.

  11. Bartolomeu Siqueira disse:

    Bom Dia, vocês tem este produto em Brasia?
    Gostaria de fazer parte deste grupo, trabalhei a minha vida cim sorvetes, sendo Kibon e Nestle, na area de Logistica.
    Parabéns à vocês e sucesso.