domingo, 28 de abril de 2024
Falta de matéria-prima afeta pequenos negócios

Falta de matéria-prima afeta pequenos negócios

Depois do auge da crise econômica do coronavírus, empresas em processo de retomada de atividade econômica relatam aumento no preço dos produtos necessários para produção e falta de matéria-prima. É o caso da JI confecção que presta serviços de facção no interior de Goiás. Estudo divulgado na sexta-feira (23) pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) […]

24 de outubro de 2020

Depois do auge da crise econômica do coronavírus, empresas em processo de retomada de atividade econômica relatam aumento no preço dos produtos necessários para produção e falta de matéria-prima. É o caso da JI confecção que presta serviços de facção no interior de Goiás. Estudo divulgado na sexta-feira (23) pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) mostra que problema afeta 70% das empresas de pequeno porte pela falta de insumo ante 66% nas grandes. Mais da metade (55%) das empresas acreditam que a capacidade de atender a procura voltará ao normal apenas em 2021.


Iris Bento da Silva, 45, atua no mercado da moda há quatro anos e disse que nunca viu crise igual a essa, mas que na sua atividade a reação está sendo melhor queesperava. “Depois daquela fase horrível em que tivemos de rescindir ou suspender contratos de trabalho agora estamos empregando bem e entregando mais de 10 mil peças por semana”, afirmou Iris.
O foco da atividade do empresário é a confecção de camisetas e roupas em malha e de acordo com ele, o maior problema agora é o aumento do preço das máquinas e insumos. “Agulhas, botões, linhas (…) está tudo mais caro por conta do dólar”, disse.


Para tentar remediar o aumento dos custos, o empresário aposta na Rodada de Negócios da Moda, que será realizada nos dias 10 e 11 de novembro, numa promoção do Sebrae e da FIEG, reunindo compradores de todo País.
Para essa rodada de negócios, a expectativa é aumentar ainda mais as vendas com a possibilidade de mostrar os produtores para consumidores de outros Estados.

A participação no evento é gratuita. De acordo com as entidades que promovem a rodada estão sendo mobilizados empresários de Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Distrito Federal. “É uma oportunidade de mostrar os produtos para empresários de todo País sem pagar nada por isso”, explica a gestora de moda do Sebrae Goiás, Thaís Oliveira.


O Sebrae tem contribuído para o portfólio dos fornecedores e qualificado a demanda dos compradores. “Diferente de uma feira, na Rodada estamos analisando toda a oferta e demanda previamente para que as aproximações entre vendedores e compradores sejam mais precisas”, explicou Thaís.


Estarão na plataforma como fornecedores pequenas empresas goianas quevendem no atacado seja vestuário, calçados e acessórios; prestadores de serviço (facções, corte, modelagem), bem como aqueles que fornecem matéria prima para o segmento de moda. De acordo com a gestora do Sebrae, a plataforma funciona em ambiente seguro e conta com privacidade para negociação. “É importante ressaltar que as transações comerciais não são concretizadas na rodada, lá ocorre a aproximação das empresas”, frisa Thaís.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.

2 thoughts on “Falta de matéria-prima afeta pequenos negócios”

  1. Paulo da rocha disse:

    bom começo prá rodada de negócios…

  2. O que está acontecendo nesse setor está ocorrendo em outros como o cerveja artesanal onde também falta insumos para a produção.
    A política de Paulo Guedes, no curto prazo ajuda a trazer dólares para o país provenientes da exportações, mas no médio e longo tende a trazer de volta a inflação, situação que estamos presenciando.