sábado, 27 de abril de 2024
Brincadeira de criança vira (um bom) negócio em Goiânia

Brincadeira de criança vira (um bom) negócio em Goiânia

Os verdadeiros empreendedores enxergam oportunidades mesmo em cenários mais adversos, como o que estamos vivendo com a pandemia da Covid-19. Os adolescentes Samuel Diniz (14 anos) e os trigêmeos Lucas, Miguel e Pedro (9 anos), incentivados pela mãe Cristina Diniz, que é gastrônoma, decidiram abrir o próprio negócio, enquanto outras crianças na mesma idade preferem […]

13 de novembro de 2020

Família empreendedora: Miguel, Cristina, Lucas, Samuel e Pedro preparam massa do pão

Os verdadeiros empreendedores enxergam oportunidades mesmo em cenários mais adversos, como o que estamos vivendo com a pandemia da Covid-19. Os adolescentes Samuel Diniz (14 anos) e os trigêmeos Lucas, Miguel e Pedro (9 anos), incentivados pela mãe Cristina Diniz, que é gastrônoma, decidiram abrir o próprio negócio, enquanto outras crianças na mesma idade preferem diversões. Da ideia de fazer sanduíches para vender para os amigos da vizinhança surgiu a Burguer Dinix que hoje já emprega duas pessoas e distribui seus produtos para dezenas de bairros de Goiânia.

Cristina Diniz conta que os filhos, a exemplo de todas crianças e adolescentes, gostam de consumir o que há de novidades no mercado, como jogos de videogames, celulares, aparelhos de som e brinquedos. No início da pandemia, em março último, o pai Samuel Diniz, que é médico ortopedista, teve de reduzir a jornada de trabalho e ficou 20 dias em casa, sentindo no bolso a queda da renda familiar.

Em reunião da família, a ordem para todos foi gastar menos e arrumar uma outra fonte de renda, até como forma de ocupar o tempo dos filhos que estavam sem atividades escolares. Ai, a mãe Cristina sugeriu aos filhos fazerem hambúrguer caseiro, sob a sua supervisão, para vender aos amigos e vizinhos do condomínio onde residem. Os testes de fabricação de pães e carnes foram feitos e a aprovação foi geral.

A partir daí, a cada dia, cresce mais a demanda pelos produtos artesanais. No primeiro momento, as vendas foram feitas para os familiares e vizinhos. Depois, passaram a divulgar os produtos pelas redes sociais, em grupos de amigos e colegas de escola. A aceitação pelos hambúrgueres foi crescendo até que, com o dinheiro das primeiras vendas, os adolescentes estruturaram a cozinha, com maquinários, e buscaram fornecedores fixos de farinha de trigo integral, queijo, ovos, carnes e embalagens.

Atualmente, a Burguer Dinix fabrica quatro tipos de pães (australiano, milho, francês e o tradicional), carnes bovina e de frango, de salmão e o vegetariano de grão de bico, além da própria maionese, em tamanhos normal e no tipo mini para atender eventos empresariais e sociais. Samuel é o responsável pelas finanças, compras e vendas dos produtos, tudo de forma planejada à base de planilhas de custos. Já os trigêmeos Lucas, Miguel e Pedro cuidam da fabricação, embalagem e distribuição dos produtos. Eles contam com o apoio de uma ajudante de cozinha e de um entregador fixo, além da assessoria da mãe.

Aprendizado

Embora os pais afirmem que a prioridade dos filhos são as atividades escolares e que, quando acabar a pandemia, não sabem o futuro do negócio, os empreendedores Diniz contam que já pensam em abrir a própria hamburgueria. “Já somos empreendedores, sabemos cozinhar, vender, comprar, temos nossa própria poupança e valorizamos nosso dinheiro”, afirmam.

Agora, observa Cristina Diniz, os filhos já têm a própria renda, até maior do que a mesada que recebiam dos pais antes da pandemia. Eles sabem o valor do dinheiro, deixaram o consumismo de lado e sabem comparar preços antes de comprar. “Quando um deles quer adquirir alguma coisa e pensa que terá de tirar o seu dinheiro da poupança, começam a questionar a importância do produto. Assim, mesmo ainda crianças, meus filhos estão aprendendo a lidar com finanças, saber da importância do trabalho e a terem mais uma opção de ofício para o futuro”, frisa Cristina.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

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One thought on “Brincadeira de criança vira (um bom) negócio em Goiânia”

  1. Tubal Vilela da Silva Neto disse:

    Maravilhoso