domingo, 28 de abril de 2024
Setor de serviços goiano cresce 4,2% em maio

Setor de serviços goiano cresce 4,2% em maio

O volume de serviços prestados em Goiás cresceu 4,2% em maio, na comparação com abril deste ano, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado deixou o Estado em quinto lugar, atrás apenas de Alagoas (10%), Bahia (8,6%), Amapá (7,8%) e Sergipe (4,7%). Já o […]

13 de julho de 2021

Alta no mês de maio foi puxada por serviços prestados às famílias, que avançaram 159,1%

O volume de serviços prestados em Goiás cresceu 4,2% em maio, na comparação com abril deste ano, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado deixou o Estado em quinto lugar, atrás apenas de Alagoas (10%), Bahia (8,6%), Amapá (7,8%) e Sergipe (4,7%). Já o volume de serviços no Brasil avançou 1,2% no período comparado..

Quando comparado com maio de 2020, o volume de serviços em Goiás subiu 27,2%, sendo o maior crescimento da série histórica. Isso em consequência do volume de serviços prestados em maio do ano passado ter reduzido devido às medidas de isolamento social. Já no acumulado do ano, ressalta o IBGE, o resultado é positivo em 11,9%  para Goiás, e quando são comparados os 12 meses, o volume de serviços sai do vermelho pela primeira vez desde maio de 2015, acumulando 0,4% em Goiás.

Para os analistas, o setor de serviços voltou a superar o nível em que se encontrava antes da pandemia, refletindo a maior flexibilização das medidas restritivas que tinham sido adotadas em razão do agravamento do número de casos de Covid-19.

Famílias

Das cinco atividades que compõem o setor de serviços, analisadas na Pesquisa Mensal de Serviços, todas apresentaram crescimento na comparação de maio de 2021 com o mesmo mês do ano passado, que registrou alta média de 27,2%. O destaque foram os serviços prestados às famílias, atividade que registrou crescimento de 159,1%, sendo o maior na série histórica e a segunda taxa positiva consecutiva desde o início da pandemia em março de 2020.

Mesmo com essa alta recorde, a atividade ainda não se recuperou completamente dos impactos da pandemia de Covid-19. A atividade apresenta um acumulado de 10,2% no ano, contudo, nos últimos 12 meses, acumula queda de 21,7%.

Em mesmo sentido de recuperação, está a atividade de serviços auxiliares dos transportes e correio que cresceu 20,2% em maio de 2021, registrando a terceira elevação consecutiva. Esses desempenhos positivos acontecem após o setor passar por 12 meses de queda consecutivos. A atividade já acumula  crescimento de 14,8% no ano e de 2,2% nos últimos 12 meses .

Já os serviços profissionais, administrativos e complementares cresceram 39,3%, sendo 12º consecutivo, uma vez que o setor apresentou altas mesmo durante as medidas de isolamento social. Assim, o setor já acumula crescimento de 27% no ano e de 17,3% nos últimos 12 meses.

Turismo

Em maio de 2021, o índice de atividades turísticas apresentou aumento de 26,1% em relação ao mês de abril do ano corrente e alta de 154,1% em relação ao mês de maio de 2020, a maior variação da série histórica iniciada em 2012. Com isso, o setor de turismo apresenta o primeiro acumulado positivo do ano, 15,4%. Contudo, a variação acumulada de 12 meses continua negativa desde o início da pandemia em março de 2020, com queda de 18,1% no mês de maio. 

Já os serviços de informação e comunicação apresentaram crescimento de 7,8%, sendo a terceira taxa positiva consecutiva após 28 quedas consecutivas; e os Outros serviços registraram alta de 4,6%, sendo a única atividade que não apresentou acumulado positivo no ano para maio de 2021 (-1,4%).

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.