sábado, 27 de abril de 2024
Produção industrial avança, mas em ritmo menor no País

Produção industrial avança, mas em ritmo menor no País

A produção industrial brasileira registrou variação nula, de 0% em junho, depois de crescer 1,4% em maio, apontam os dados divulgados hoje (03/8) pelo IBGE. Na comparação com junho de 2020, a indústria registrou crescimento de 12%, a 10ª décima taxa positiva consecutiva nesta base de comparação. Além disso, o setor encerrou o segundo trimestre […]

3 de agosto de 2021

A produção industrial brasileira registrou variação nula, de 0% em junho, depois de crescer 1,4% em maio, apontam os dados divulgados hoje (03/8) pelo IBGE. Na comparação com junho de 2020, a indústria registrou crescimento de 12%, a 10ª décima taxa positiva consecutiva nesta base de comparação. Além disso, o setor encerrou o segundo trimestre com alta de 22,6%, acumulando alta de 12,9% no semestre.

Também foi registrado novo avanço do indicador acumulado em 12 meses, que passou de 4,9% em maio para 6,6%, o que demonstra manutenção do ritmo de retomada do crescimento da produção industrial iniciada em agosto do ano passado, quando apresentava queda de 5,7%. Embora o resultado do setor industrial como um todo ter sido de estagnação em junho, três das quatro grandes categorias econômicas e 14 das 26 atividades investigadas pelo IBGE registraram queda na produção no mês.

Confiança
Em julho, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) subiu 0,8 ponto, para 108,4 pontos, segundo a Fundação Getulio Vargas. Esta foi a terceira alta seguida do indicador, que atingiu o maior patamar desde janeiro, quando ficou em 111,3. Apesar da melhora, o otimismo dos empresários em relação aos próximos meses desacelerou, influenciado pela escassez de insumos e pela possibilidade de racionamento energético no país, além da alta incerteza econômica em relação ao segundo semestre do ano.

Mas os analistas do mercado financeiro elevaram de 6,36% para 6,38% a expectativa de crescimento da produção industrial este ano. Se a projeção se confirmar, o setor terá o primeiro resultado anual positivo após dois anos seguidos de queda – em 2020, a indústria brasileira registrou um tombo de 4,5%, depois de ter recuado 1,1% em 2019.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.