Os goianos compraram 76.794 automóveis e comerciais leves (picapes e furgões) zero quilômetro no ano passado, registrando aumento de 7,8% em relação a 2020.
Os goianos compraram 76.794 automóveis e comerciais leves (picapes e furgões) zero quilômetro no ano passado, registrando aumento de 7,8% em relação a 2020 (leia mais aqui). Deste total, a picape Fiat Strada foi a campeã em vendas, com 4.875 unidades comercializadas, seguida pelo hatch Hyundai HB20 (3.787) e a Toyota Hilux (3.583), de acordo com levantamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que representa mais de 7 mil concessionárias no Brasil.
Entre os 20 carros mais vendidos em Goiás (veja abaixo), estão 8 SUVs, 6 picapes, 4 hatchs e 2 sedãs. No levantamento, a Fenabrave leva em conta as vendas no varejo e para empresas. Não é considerada a comercialização de motocicletas, caminhões, ônibus e implementos rodoviários.
O ano de 2021 foi marcado como um ano de retomada de produção, mas também pela falta de carros. A pandemia afetou a produção de componentes automotivos, em especial a de semicondutores, o que impactou diretamente a fabricação de carros no mundo.
A previsão das montadoras e dos concessionários é que o problema deve continuar até junho, com a expectativa de começar a voltar à normalidade no segundo semestre. Enquanto isso, as filas de espera para alguns modelos vão continuar (até oito meses para alguns) e também os preços continuarão subindo.
Confira o ranking