O levantamento constatou que o consumidor brasileiro reduziu o uso de dinheiro em espécie, sendo que os cartões de crédito aparecem como principal meio de pagamento.
O relatório The Global Payments Report 2022 aponta que o mercado de e-commerce deve praticamente dobrar de tamanho até 2025, chegando a US$ 79 bilhões, com crescimento de 95%. No mundo deve crescer 55%, para US$ 8 trilhões.
O levantamento constatou que o consumidor brasileiro reduziu o uso de dinheiro em espécie, sendo que os cartões de crédito aparecem como principal meio de pagamento (44,7% das transações em 2021. As transferências bancárias, cartões de débito, carteiras digitais e boleto bancário respondem, cada uma, por mais de 10% dos gastos com comércio eletrônico.
O dinheiro em espécie era, até 2018, a modalidade de pagamento principal. Em 2021 já representava menos de um terço e deve cair para menos de 25% até 2024. O Pix, por sua vez, já se mostra consolidado como meio de pagamento instantâneo.
Os métodos eletrônicos de pagamento devem se tornar cada vez mais relevantes na Argentina, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, França, Hong Kong, Índia, Nova Zelândia, Singapura, Reino Unido e EUA, forçando o varejo a buscar, cada vez mais, novas soluções de tecnologia para atender à demanda dos consumidores. No Brasil, a previsão é de que os pagamentos eletrônicos saltem de 10,9% para quase 18% em 2025.
“Mesmo com mais clientes retornando às lojas físicas, não há volta com relação às inovações que temos visto nos meios de pagamento e comércio eletrônico”, afirmou Juan Pablo D´Antiochia, vice-presidente Sênior da Worldpay from FIS para a América Latina, responsável pela elaboração do The Global Payments Report 2022.
O estudo completo pode ser acessado aqui.