segunda-feira, 29 de abril de 2024
Brasil é vice-campeão em tributação de empresas

Brasil é vice-campeão em tributação de empresas

Ao considerar todos os impostos federais, as empresas brasileiras pagam na média uma alíquota de 34%.

7 de abril de 2022

O Brasil é o 2º país no mundo que mais tributa as empresas. Perde apenas para Malta, entre 111 países, segundo estudo realizado pela plataforma CupomValido.com.br, com dados da OCDE. Ao considerar todos os impostos federais, as empresas brasileiras pagam na média uma de imposto de 34%.

Este valor é 70% maior que a média mundial, e somente 1% menor que Malta – que está no topo do ranking com 35%. Somente 18 países tributam as empresas com uma alíquota acima de 30%, sendo o Brasil um destes países. Detalhe: o levantamento considerou apenas os impostos federais, excluindo os estaduais e municipais.

No Brasil é cobrado dois impostos federais sobre as empresas: o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (25%) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (9%), totalizando 34%. Este valor é maior até que países desenvolvidos, como: Reino Unido (19%), Estados Unidos (25%), Canada (27%) e Japão (30%).

Ao levar em consideração todos os 111 países que disponibilizam dados na OCDE, o valor médio de todos os países está em 20%.

Ao comparar a tributação sobre as empresas nas últimas duas décadas, a maioria dos países reduziu a alíquota de tributos sobre as empresas. Na média, o valor da alíquota caiu 8,3% – saindo de 28,3% em 2000 para 20,0% em 2021. Neste período, 94 países diminuíram a tributação, enquanto 13 mantiveram a carga tributária e somente 4 aumentaram (Andorra, Hong Kong, China, Maldivas e Omã).

Segundo o estudo, 12 países tinham um regime de não tributar as empresas. São chamados de paraíso fiscal.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.