domingo, 28 de abril de 2024
Importância da assertividade em contratações

Importância da assertividade em contratações

A assertividade nas contratações se faz necessária para reduzir custos e manter a estabilidade do ambiente organizacional.

7 de maio de 2022

Isabella Santa: “Ao não avaliarmos as competências da vaga, pode ser contratado um colaborar sem o perfil”

Ao contratar um novo funcionário, toda empresa está fazendo um investimento em capital humano, tempo e dinheiro. Segundo a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), em valores finais, tanto na contratação quanto na demissão, variam conforme a função exercida pelo trabalhador e sua remuneração. A assertividade nas contratações se faz necessária para reduzir custos e manter a estabilidade do ambiente organizacional.

Um estudo realizado pela Robert Half, referência global em recursos humanos, revela que até 10% da rotatividade de funcionários está ligada a uma contratação errada. Esse número pode mais do que duplicar quando olhamos os seis primeiros meses de contratação, ou seja, aquela rotatividade diretamente relacionada com a qualidade do recrutamento.

A psicóloga especialista em Recrutamento e Seleção, Isabella Santa, destaca a importância de as empresas investirem em recrutamento e até em setores de recursos humanos. “Pensando em resultado é fundamental. Quando se alinha o perfil, o RH pode desenvolver talentos (dentro daquilo que já é uma habilidade comportamental do indivíduo). Outro fator seria a valorização do clima organizacional da empresa e de uma equipe. Rotatividade nunca é positivo”, afirma.

Sobre os perigos da falta de concordância com o perfil da vaga, a psicóloga afirma que pode gerar até o adoecimento. “Ao não avaliarmos as competências da vaga, pode ser contratado um colaborar sem o perfil. Isso pode adoecê-lo e gerar desgastes para ele e para a empresa. Outro fator importante é a clareza de funções. Em um contexto laboral, essa questão pode gerar até processos e encargos”, frisa.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.