segunda-feira, 29 de abril de 2024
Indústria goiana tem o 8º  maior crescimento do País

Indústria goiana tem o 8º maior crescimento do País

A produção industrial goiana cresceu 0,9% em julho último em relação ao mesmo mês do ano passado. No período de janeiro a julho de 2022, acumula alta de 1,2%.

9 de setembro de 2022

Fabricação de etanol contribuiu para o aumento da produção industrial goiana em julho

A produção industrial goiana cresceu 0,9% em julho, comparado com o mesmo mês do ano passado, conforme pesquisa divulgada nesta sexta-feira (9) pelo IBGE. Com o resultado, a indústria goiana ficou em 8º lugar no ranking dos Estados, que é liderado por Mato Grosso (25,6%). No período de janeiro a julho de 2022, acumula alta de 1,2%, mas registra queda de 1,1% em 12 meses.

“O principal componente que puxou o índice para cima foi a fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis subindo 16,9%, logo após vem a fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (30,3%), destaque também a indústria extrativista (5%)”, destaca o assessor executivo e economista da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, Cláudio Henrique de Oliveira.

Os piores resultados foram fabricação de outros produtos químicos (- 36,9%), produtos farmoquímicos e farmacêuticos (- 17,4%) e metalurgia (- 12,4%).

Brasil

A produção industrial brasileira subiu 0,6% na passagem de junho para julho e avançou em quatro dos 15 locais analisados pelo IBGE.. Houve elevações no Pará (4,7%), Mato Grosso (3,7%), Santa Catarina (1,9%) e Rio de Janeiro (0,7%). Todos esses percentuais estão acima da média nacional. Segundo o analista da PIM Regional, Bernardo Almeida, medidas que impactam diretamente a cadeia produtiva e o consumo das famílias podem explicar as altas nessas localidades.

Se comparado a julho do ano passado, o setor industrial registrou queda de 0,5%, com quatro dos 15 locais pesquisados apresentando taxa negativa. Naquele mês, o Espírito Santo teve redução de dois dígitos e a mais acentuada queda (-10,6%), mas Mato Grosso (25,6%) apresentou destaque positivo. “Vale citar que julho de 2022 (21 dias) teve um dia útil a menos que o mesmo mês em 2021”, ponderou o IBGE.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.