segunda-feira, 29 de abril de 2024
Pequenos empresários estão mais confiantes

Pequenos empresários estão mais confiantes

Atingiu a melhor pontuação registrada desde novembro de 2013. A marca de 100,6 pontos foi influenciada principalmente pela melhora das expectativas do comércio.

10 de setembro de 2022

Confiança maior é influenciada principalmente pela melhora das expectativas do comércio

Os donos de pequenos negócios voltaram a apresentar aumento de confiança e ultrapassaram os 100 pontos. De acordo com a Sondagem Econômica MPE, do Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, o Índice de Confiança de Micro e Pequenas Empresas (IC-MPE) cresceu 2,7 pontos em agosto. Desta forma, atingiu a melhor pontuação registrada desde novembro de 2013. A marca de 100,6 pontos foi influenciada principalmente pela melhora das expectativas do comércio.

“Em agosto, a confiança das micro e pequenas empresas retornou para a trajetória de recuperação iniciada em fevereiro. Superar a marca dos 100 pontos indica uma expectativa melhoria da economia e boas perspectivas do comércio. Ajudaram nesse resultado recursos disponibilizados pelo governo, a melhoria do mercado de trabalho e a desaceleração dos preços”, comenta o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

O resultado em agosto é reflexo de uma estabilidade das avaliações em relação à situação atual e melhora das perspectivas de curto prazo. Influenciado principalmente por uma perspectiva mais favorável de crescimento da demanda nos próximos três meses e dos negócios nos próximos seis meses.

Três setores

O Índice de Confiança é a compilação dos índices de confiança dos três principais setores da economia: Comércio, Serviços e Indústria de Transformação. A melhora foi concentrada no Comércio, que registrou crescimento de 5,4 pontos.

O setor de Serviços, apesar do resultado positivo de 0,5 ponto no mês, tem dado sinais de perda de fôlego nos últimos meses com a confiança acomodada nos 100 pontos. Já a Indústria de Transformação, caiu pelo segundo mês consecutivo, em agosto, 1,4 ponto.

Saiba mais: Pandemia não fez o comércio goiano diminuir

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.