domingo, 28 de abril de 2024
Dia do Cliente: 6 dicas para encantar o seu

Dia do Cliente: 6 dicas para encantar o seu

Quando se trata de ter clientes, é preciso, a todo momento, tê-los no centro da estratégia do negócio. Mas como fazer isso? Confira estas seis dicas valiosas.

13 de setembro de 2022

O ponto de partida é manter um interesse genuíno no seu cliente, gerando encantamento.

O Dia do Cliente é comemorado em 15 de setembro. E quando se trata de ter clientes, é preciso, a todo momento, tê-los no centro da estratégia do negócio. Mas como fazer isso? É notório que hoje os clientes estão cada vez mais informados e este movimento só tende a crescer. A geração Z, por exemplo, que inclui nascidos entre 1995 a 2010, vai representar, em 2030, o maior público consumidor do mercado. Entre tantas características deles, a mais evidente talvez seja não se contentar com o básico.

Com isso, as empresas tendem a coletar grandes quantidades de informações de clientes, a fim de facilitar a personalização de experiências e aumentar as oportunidades de engajamento. No entanto, é preciso saber como usar esses dados prontamente disponíveis para se conectar de fato com os consumidores. Significa dizer que é necessário encontrar maneiras de estabelecer conexões emocionais, que tenham ampla efetividade.

O ponto de partida é manter um interesse genuíno no seu cliente, gerando encantamento. Essa conexão é poderosa para criar uma rede de sustentação, pois os clientes fiéis serão aqueles que vão apoiar a sua empresa, que vão lhe ajudar na comunicação da marca. Isto é determinante para aumentar o engajamento com o público.

Confira 6 dias do Silvio Sallowicz, CEO da Duo & Ecco, para encantar seus clientes e melhorar os resultados do seu negócio:

Surpreenda e antecipe as expectativas

Encantar não se trata só de oferecer um serviço ou produto de forma eficaz. O encantamento realmente vem das ações que o cliente não espera, a princípio, e que excedem as suas expectativas. Quando essa ‘mágica’ ocorre, isso tende a criar um vínculo maior. É importante que as organizações entendam o que seus consumidores estão procurando e criem experiências, tendo eles em mente. E aí entra a relevância de compreender alguns padrões de comportamento, que podem ser baseados em pesquisas, demandas e conversas, além de se atualizar e informar constantemente. É dessa forma que uma empresa atende seus clientes com excelência e se mantém competitiva, antecipando-se ao que vem pela frente.

Seja empático

É essencial entender as demandas de seus clientes e ouvir o que eles têm a dizer. Ser empático, então, significa mostrar a todo momento que você está atento e se importa com a experiência dos seus consumidores. Porém, isso está além dos discursos e de palavras. Deve ser mostrado com ações e atitudes efetivas, e que partem do princípio que existe uma segmentação. Afinal, uma empresa, normalmente, não tem uma única persona. E a segmentação se torna, desta forma, fundamental para adequar os esforços de marketing a grupos específicos. Acima de tudo, os clientes querem sentir que a marca reconhece que eles são indivíduos – não parte de um grupo – por isso é importante que as empresas atendam a isso.

Dê importância a interações tête-a-tête

Nos dias de hoje a tecnologia domina os canais de atendimento ao cliente, que podem ligar e enviar e-mail ou mensagens de texto para um chat da marca, ou pelas mídias sociais. No entanto, a tecnologia às vezes leva à frustração ou a gaps de comunicação. Por isso, as interações personalizadas e mais diretas reduzem a probabilidade de comunicação falha de uma empresa, aumentando, assim, o potencial de uma conexão mais significativa. Uma dica é perguntar ao cliente qual é a sua forma de comunicação preferida e proceder dessa forma.

Valorize seus clientes

As empresas devem mostrar consideração pelos seus clientes, que vão além do simples “obrigado”, para fazê-los se sentirem valorizados. Mostrar apreço tende a deixar um cliente feliz e mais propenso a retornar ao negócio. Se um cliente estiver satisfeito, ele divulgará a empresa para amigos e familiares, melhorando a reputação da empresa. No mais, as empresas devem considerar a criação de uma estratégia de valorização do cliente para recompensar os consumidores fiéis. Pode-se investir em convites para eventos culturais, encontros de relacionamento, compartilhar suas realizações nas mídias sociais. Mensagens personalizadas também são altamente eficientes.

Preste atenção na sua empresa

Se houver problemas com os funcionários de sua equipe, é bem possível que atitudes negativas afetem a qualidade do atendimento ao seu cliente. É crucial ter um time unido e uma forte cultura empresarial dentro de casa. É preciso haver foco em relacionamentos, tratamento justo, bem-estar coletivo e contribuir para o desenvolvimento profissional. Uma boa ideia é facilitar a interação social, promovendo ações e eventos para seu público interno e, ainda, coletar feedbacks constantes. Assim, você ajuda a reter seus talentos e também seus clientes, está tudo ligado.

Seja autêntico e haja com propósito

Sobretudo as novas gerações de consumidores, desejam consumir produtos e serviços de marcas engajadas com causas. Mas os movimentos devem ser genuínos sempre. Os clientes percebem nitidamente posicionamentos vagos ou que soam hipócritas. É importante agir, evitando ao máximo palavras vazias ou que não condizem com ações práticas. Ter propósito e praticar a inclusão são hoje valores esperados pelos consumidores.

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