segunda-feira, 29 de abril de 2024
Serviços em Goiás têm a maior alta do País

Serviços em Goiás têm a maior alta do País

O setor de serviços goiano apresenta alta de 9,1% no acumulado do ano e 9,4% nos últimos 12 meses.

13 de setembro de 2022

O segmento de transporte foi beneficiado pelo escoamento da safra e fluxo de passageiros

O volume de serviços prestados em Goiás cresceu 4,7% em julho em relação a junho, o maior avanço no Brasil, de acordo com o IBGE. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a variação é ainda maior, 13,2%. Com isso, o setor de serviços goiano apresenta alta de 9,1% no acumulado do ano e 9,4% nos últimos 12 meses.

O índice de atividades turísticas em Goiás também cresceu em julho: 3,4%, quando comparado ao mês de junho de 2022. Já na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o setor subiu 23,4%, sendo a 16ª alta seguida. Com isso, o turismo goiano acumula um crescimento de 28,7% de janeiro a julho de 2022 e de 29,1% nos últimos 12 meses.

Serviços

Em Goiás, o resultado de julho foi puxado pelo Setor de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, que subiu 33,8% no mês, na comparação com julho de 2021. Assim, o setor acumula variação de 24,2% no ano de 2022. Dentro desse setor, um dos destaques foi a gestão de portos e terminais, muito relacionado ao escoamento de safra agrícola.

O transporte como um todo foi beneficiado pelo escoamento de produção, carregamento de mercadorias e a retomada do transporte de passageiros.

Outro setor de relevante peso foi o de serviços prestados às famílias, que subiu 22,3% em julho, acumulando 28,5% em 2022. Em julho, os destaques desse setor foram, no geral, hotéis e restaurantes. Destaque para a retomada na busca por esses serviços ligados ao turismo. Além disso, também foi um mês de férias. Esse segmento vem diminuindo a distância em relação ao patamar pré-pandemia, mas segue abaixo dele.

Já os Serviços profissionais, administrativos e complementares subiram 5% em julho. Contudo, o setor ainda mantém patamar negativo no acumulado do ano, variando -2,4% em relação ao acumulado de 2021. Os Serviços de informação e comunicação e Outros serviços apresentaram quedas, tanto no mês de julho, sendo, respectivamente, -4,1% e -7,2%, quanto no acumulado do ano, sendo, respectivamente, -2,4%, -1,6%.

Saiba mais: Goiás é o 8º em número de empresas de serviços

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.