domingo, 28 de abril de 2024
Lojistas se prepararam para a Black Friday

Lojistas se prepararam para a Black Friday

levantamento aponta que 85% dos lojistas brasileiros pretendem participar da Black Friday. Confira também as dicas para vender mais nesta data especial.

19 de outubro de 2022

Um levantamento realizado pela Provu, fintech especializada em meios de pagamento e crédito pessoal, aponta que 85% dos lojistas brasileiros pretendem participar da Black Friday (25 de novembro). Para 43%, a expectativa é aumentar as vendas entre 10% e 30% em comparação com 2021. Mas, 26,9% esperam até entre 30% e 50%. O levantamento foi feito com varejistas de micros, pequenas, médias e grandes empresas de diversos setores de vendas.

Apesar dessa expectativa positiva em relação à Black Friday, 40,9% dos comerciantes dizem não se preparar com antecedência, enquanto 14,9% revelam que começam a se planejar nos meses de julho e agosto. Para 11,9%, a preparação começa em outubro, mês anterior à Black Friday; e 6% revelam que os preparativos começam desde a Black Friday anterior.

Em relação às ofertas, 64,2% dos lojistas pretendem aplicar descontos em produtos específicos, enquanto que 35,8% planejam dar desconto em todos os produtos da loja.

Este ano a Black Friday terá ainda a concorrência da Copa do Mundo, que começa em 20 de novembro. Sobre esse “conflito de datas”, o levantamento da Provu mostra que 65,7% dos varejistas acham que a Copa pode impactar as vendas na Black Friday. Entre eles, 34,1% acreditam que terão redução de vendas no geral, enquanto 29,5% pensam que será o contrário.

Apenas para 14% dos lojistas pesquisados, a Black Friday não será implementada em suas lojas. Principal motivo: 45,5% apontam que as margens que praticam não permitem dar descontos.

Dicas para vender mais

No entanto, é fundamental que as empresas estejam preparadas. “Com o aumento das vendas neste período, o lojista tem que preparar seu estoque para não vender sem ter mercadorias e causar frustrações a seus clientes, negociar com fornecedores e preparar sua equipe”, diz Claudio Dias, CEO da Magis5, plataforma de automação e gestão em marketplaces.

Outra dica de Claudio Dias é realizar ações de venda de produtos que estão parados há mais tempo. “Queima de estoque, aumento da base de potenciais clientes e promoções são algumas oportunidades que aumentarão o faturamento e relevância de sua marca”, destaca. A negociação de prazos com fornecedores é imprescindível para não ser pego de surpresa.

Para as marcas que nunca participaram da Black Friday, ele lembra que o dia após a data será decisiva para a sua loja ter ou não sucesso. “É quando inicia o envio dos pedidos e é importantíssimo que cumpra os prazos. Caso contrário, pode ter o efeito oposto e causar perdas de clientes e queda na reputação”, frisa.

Outra dica é produzir conteúdos relevantes. Como a Black Friday é colada com o evento esportivo, se o seu nicho de negócio permitir, vale a pena fazer posts sobre produtos e adereços relacionados ao mundial para ter mais engajamento de seu público e conquistar mais clientes.

Saiba mais: Consumidores querem gastar mais na Black Friday

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