levantamento aponta que 85% dos lojistas brasileiros pretendem participar da Black Friday. Confira também as dicas para vender mais nesta data especial.
Um levantamento realizado pela Provu, fintech especializada em meios de pagamento e crédito pessoal, aponta que 85% dos lojistas brasileiros pretendem participar da Black Friday (25 de novembro). Para 43%, a expectativa é aumentar as vendas entre 10% e 30% em comparação com 2021. Mas, 26,9% esperam até entre 30% e 50%. O levantamento foi feito com varejistas de micros, pequenas, médias e grandes empresas de diversos setores de vendas.
Apesar dessa expectativa positiva em relação à Black Friday, 40,9% dos comerciantes dizem não se preparar com antecedência, enquanto 14,9% revelam que começam a se planejar nos meses de julho e agosto. Para 11,9%, a preparação começa em outubro, mês anterior à Black Friday; e 6% revelam que os preparativos começam desde a Black Friday anterior.
Em relação às ofertas, 64,2% dos lojistas pretendem aplicar descontos em produtos específicos, enquanto que 35,8% planejam dar desconto em todos os produtos da loja.
Este ano a Black Friday terá ainda a concorrência da Copa do Mundo, que começa em 20 de novembro. Sobre esse “conflito de datas”, o levantamento da Provu mostra que 65,7% dos varejistas acham que a Copa pode impactar as vendas na Black Friday. Entre eles, 34,1% acreditam que terão redução de vendas no geral, enquanto 29,5% pensam que será o contrário.
Apenas para 14% dos lojistas pesquisados, a Black Friday não será implementada em suas lojas. Principal motivo: 45,5% apontam que as margens que praticam não permitem dar descontos.
No entanto, é fundamental que as empresas estejam preparadas. “Com o aumento das vendas neste período, o lojista tem que preparar seu estoque para não vender sem ter mercadorias e causar frustrações a seus clientes, negociar com fornecedores e preparar sua equipe”, diz Claudio Dias, CEO da Magis5, plataforma de automação e gestão em marketplaces.
Outra dica de Claudio Dias é realizar ações de venda de produtos que estão parados há mais tempo. “Queima de estoque, aumento da base de potenciais clientes e promoções são algumas oportunidades que aumentarão o faturamento e relevância de sua marca”, destaca. A negociação de prazos com fornecedores é imprescindível para não ser pego de surpresa.
Para as marcas que nunca participaram da Black Friday, ele lembra que o dia após a data será decisiva para a sua loja ter ou não sucesso. “É quando inicia o envio dos pedidos e é importantíssimo que cumpra os prazos. Caso contrário, pode ter o efeito oposto e causar perdas de clientes e queda na reputação”, frisa.
Outra dica é produzir conteúdos relevantes. Como a Black Friday é colada com o evento esportivo, se o seu nicho de negócio permitir, vale a pena fazer posts sobre produtos e adereços relacionados ao mundial para ter mais engajamento de seu público e conquistar mais clientes.
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