domingo, 28 de abril de 2024
Petrocity Ferrovias investirá R$ 740 milhões em Goiás

Petrocity Ferrovias investirá R$ 740 milhões em Goiás

O principal foco será o transporte de grãos e outras cargas a granel, minerais, carga geral e contêineres.

27 de outubro de 2022

Trecho será de 68 quilômetros, entre Corumbá de Goiás, Abadiânia e Anápolis

A empresa Petrocity Ferrovias investirá R$ 740 milhões na construção de um ramal ferroviário em Goiás. Terá trecho de 68 quilômetros, entre Corumbá de Goiás, Abadiânia e Anápolis, com início de operação esperado para julho de 2028. O principal foco será o transporte de grãos e outras cargas a granel, minerais, carga geral e contêineres. Com a nova ferrovia, os custos com frete cairão, aumentando a competitividade das empresas no Estado.

O contrato foi aprovado nesta semana pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A partir da assinatura dos contratos, as empresas têm 10 anos para concluir as obras. Se não cumprirem os prazos, as autorizações poderão ser canceladas e as ferrovias aprovadas, com todos os projetos e obras eventualmente realizadas, passam para o patrimônio da União.

A autorização da ANTT era o que faltava para a Petrocity consolidar a fase inicial de seu projeto logístico, pois todas as suas ferrovias estarão conectadas.

O Ministério da Infraestrutura já recebeu 76 requerimentos para construção e operação de ferrovias pelo regime de autorização, perfazendo 19 mil quilômetros em 16 unidades da Federação. A previsão de investimentos ultrapassa R$ 290 bilhões. Além de reduzir o custo de transporte e da emissão de CO², garantirá a modernização da malha ferroviária nacional.

A Petrocity foi criada em 2013 por um grupo de executivos dos setores logístico e bancário. Visavam inicialmente desenvolvimento de projetos, implementação e administração de terminais portuários. Entretanto, passou a atuar em outras vertentes, todas voltadas ao planejamento, otimização, agilidade e redução nos custos logísticos. A sua principal meta é viabilizar investimentos para interligar a logística do Centro-Oeste com a do Sudeste do País.

Saiba mais: Rumo e VLI disputam ferrovias em Goiás e Mato Grosso

Jornalista e empreendedor

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