Pesquisa constata que boa parte dos empresários do Centro-Oeste gostaria de substituir o frete rodoviário por ferrovias.
Empresários apontam as duas principais obras para o Centro-Oeste: conclusão da Ferrovia Norte-Sul (42% das respostas), entre Tocantins e São Paulo, e novas autorizações ferroviárias (39%). São obras consideradas cruciais para melhorar o escoamento da produção das indústrias de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Em terceiro lugar, para desenvolver a indústria do Centro-Oeste brasileiro, empresários destacam a ampliação/duplicação de rodovias (34%). Além de melhorar a infraestrutura das estradas. Para 73% dos empresários da região, o principal gargalo de infraestrutura é o transporte, o mesmo percentual da média nacional.
No Norte, o índice é ainda maior (82%). Na sequência, aparecem o Sul (81%), Nordeste (76%) e Sudeste (68%).
De acordo com a pesquisa da CNI, que ouviu 2.500 empresários de indústrias de médio e grande portes de todo o país, as regiões brasileiras têm uma enorme disparidade em relação às condições de infraestrutura e logística. De acordo com os dados, somente 25% dos entrevistados do Norte e do Nordeste consideram boas ou ótimas as condições de infraestrutura da região.
Os dados nacionais mostram que 38% das indústrias mudariam operação de rodovia para outro modal. Sendo que 28,5% optariam por transferir a operação para as ferrovias, caso houvesse condições de infraestrutura adequadas para o escoamento dos produtos.
A substituição dos caminhões por trens é uma preferência mais intensa entre os empresários do Centro-Oeste, seguidos das regiões Sudeste e Sul. Segundo os empresários, a grande vantagem das ferrovias é a redução de custos e a agilidade. Conforme a pesquisa, 32% dos empresários industriais consideram novas autorizações ferroviárias como prioridade para o setor industrial.
A expansão da malha ferroviária foi a escolhida entre os empresários do Nordeste (34%), do Sul (34%) e do Sudeste (31%). Para os do Centro-Oeste (42%) e do Norte (28%), a conclusão da Ferrovia Norte-Sul é a mais importante para o escoamento da produção das indústrias de suas regiões.
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