domingo, 28 de abril de 2024
Black Friday: confira o que influencia o consumidor

Black Friday: confira o que influencia o consumidor

O receio em relação ao endividamento fez com que o brasileiro procurasse menos por promoções.

21 de novembro de 2022

Existem três principais critérios para a decisão do consumidor brasileiro sobre uma compra na Black Friday: preços baixos, cupons de desconto e custo do frete. Nesta ordem de importância. Segundo estudo Tendências e Insights Black Friday 2022, da agência full service de marketing digital Macfor.

Na Black Friday o consumidor não se preocupa muito com interações sociais, confraternizações, deslocamentos, jantares, etc. Ou seja: é diferente do que acontece em outras datas comerciais importantes, como Dia da Mães, Dia dos Pais e Dia dos Namorados, entre outras datas comemorativas.

Thiago Gui Pereira, head of innovation & business development da Macfor, explica que essa característica reforça o comportamento pela busca de vantagens e benefícios. “O consumidor tem tempo de racionalizar o seu consumo. Por isso, pesquisa com antecedência e avalia o que vai lhe trazer mais ganhos”, afirma.

Segundo Pereira, esses fatores mostram que o primordial para a decisão de compra do brasileiro são as promoções, os descontos e o frete. “A procura por esses termos no Google, inclusive, aumentou a partir de 2020. Embora a pesquisa pelo termo promoção tenha sofrido queda após o início da pandemia, provavelmente impulsionada pelo cenário de incerteza econômica desse período”, pontua.

Promoções

O receio em relação ao endividamento fez com que o brasileiro procurasse menos por promoções a fim de ser menos impactado por divulgações e campanhas de lojas. Consequentemente, tivesse menos chances de fazer compras por impulso. Mesmo assim, as campanhas usando o termo promoção seguem fazendo sucesso e as vendas em alta. Mas isso se deve ao fato de que, mesmo mais cauteloso e procurando menos por promoções, o consumidor não parou de comprar.

“A diferença é que agora o usuário é mais específico em suas buscas: ele faz a pesquisa no Google usando exatamente o termo que deseja comprar. Dessa forma, pode comparar os preços e as ofertas disponíveis. Logo, ele é impactado pelas promoções dos itens que procura, mesmo que suas buscas não incluam o termo promoção”, diz Pereira.

O uso de cupons é uma tendência que se consolidou no País durante a pandemia, período em que a prática se tornou 8 vezes maior do que em anos anteriores. De acordo com um levantamento feito pela Cuponeria e Morning Consult, o hábito está profundamente ligado às dificuldades econômicas do Brasil, como inflação e alta nos juros. O aumento da procura por cupons não se dá somente em compras mais planejadas como as que são realizadas na Black Friday, mas principalmente no uso de serviços de delivery.

“É de fundamental importância fazer um planejamento estratégico baseado em dados, para não só otimizar as campanhas, como também melhorar o custo e assertividade delas”, reforça Pereira. Ele recomenda que, “se a sua marca quer vender mais na Black Friday, gastando menos em campanhas online, uma boa estratégia é fazer anúncios com o termo cupom”, esclarece.

Fatores que mais influenciam o consumidor:

1º: Promoção;
2º: Frete Grátis;
3º: Cupom;
4º: Desconto.

Saiba mais aqui sobre a Black Friday.

Wanderley de Faria é jornalista especializado em Economia e Negócios, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA/FEA/USP - BM&FBovespa

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