domingo, 28 de abril de 2024
Prazo maior para vacinar o rebanho contra aftosa

Prazo maior para vacinar o rebanho contra aftosa

A justificativa para a prorrogação considera solicitações de alguns Estados, motivadas em parte pela aprovação e liberação tardia de lotes de vacinas.

28 de novembro de 2022

O prazo para vacinação dos rebanhos contra a febre aftosa e raiva dos herbívoros foi prorrogado até o dia 17 de dezembro. A decisão foi comunicada pelo Ministério da Agricultura às Superintendências Federais da Agricultura nos Estados (SFAs) e às Comissões de Coordenação dos Grupos Gestores nos Estados.

A justificativa para a prorrogação considera solicitações de alguns Estados. Motivadas em parte pela aprovação e liberação tardia de lotes de vacinas. Isto causou uma redução da oferta de doses no mercado.

Conforme o ministério, a prorrogação tem o objetivo de evitar transtornos aos pecuaristas e prejuízos à cobertura vacinal contra aftosa. Em especial nos Estados que vão suspender a aplicação das vacinas a partir de 2023.

Em Goiás, as unidades locais e regionais da Agrodefesa, bem como as entidades representativas dos produtores rurais e proprietários de revendas de produtos veterinários, já estão sendo avisados da prorrogação.

Herbívoros

Em relação à raiva dos herbívoros, o prazo para vacinação de bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e equídeos também fica prorrogado até 17 de dezembro. Isto em 121 municípios considerados de alto risco para a doença em Goiás. Da mesma forma, a declaração de vacinação poderá ser feita até 24 de dezembro. A Agrodefesa vai elaborar e publicar portaria alinhando os novos critérios de vacinação e declaração de vacinas.

O Ministério da Agricultura também estabelece que as revendas de vacinas autorizadas, com estoques após a realização da campanha, poderão comercializar esses insumos para outros Estados que irão permanecer com vacinação obrigatória contra a aftosa a partir de 2023.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.