domingo, 28 de abril de 2024
Brasileiros acreditam que estarão menos endividados

Brasileiros acreditam que estarão menos endividados

A crença na melhora da vida pessoal e familiar no novo ano é partilhada por 74% da população brasileira, segundo pesquisa.

17 de dezembro de 2022

A maioria dos brasileiros está otimista em relação a 2023, principalmente no que diz respeito às chances de melhora de sua situação financeira. Mais da metade acredita que estará menos endividada. É o que revela a pesquisa realizada pelo Observatório Febraban, com apoio do Instituto Ipespe. Foi realizada entre 29 de novembro e 5 de dezembro, com 3 mil pessoas nas cinco regiões do País.

A pesquisa também aponta perspectivas otimistas quanto à queda do desemprego, aumento do acesso ao crédito e do poder de compra. Acompanhadas de uma atitude cautelosa em relação à taxa de juros e à inflação/custo de vida. 

Conforme a pesquisa, quase quatro em cada dez entrevistados consideram que a recuperação da economia já está em curso e mais da metade deles acredita que o País estará melhor no próximo ano.

A expectativa positiva sobre a recuperação das finanças pessoais impacta sobre a projeção do endividamento: mais da metade dos entrevistados (56%) acredita que estará menos endividada em 2023 do que em 2022.

Essa percepção é mais comum na faixa etária de 18 a 24 anos (64%) e menos frequente entre os que têm 60 anos ou mais (49%). Para 28% dos entrevistados, o seu nível de endividamento em 2023 permanecerá o mesmo que em 2022.

Satisfação

Entre os entrevistados, 71% se disseram satisfeitos ou muito satisfeitos com a vida que vêm levando, enquanto 43% avaliaram que, no âmbito pessoal, 2022 chega ao fim melhor do que começou. Para 76% dos ouvidos, as expectativas em relação ao próximo ano são positivas, enquanto 23% têm expectativas negativas.

A crença na melhora da vida pessoal e familiar no novo ano é partilhada por 74% da população.

Leia também: Classe média goiana gasta mais com roupas e transporte

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.