domingo, 28 de abril de 2024
Verão: bares goianos preveem alta nas vendas

Verão: bares goianos preveem alta nas vendas

Os empresários avaliam que o período de férias contribui para os clientes consumirem por mais tempo nos estabelecimentos.

21 de dezembro de 2022

Movimento maior é esperado nos bares e restaurantes de cidades turísticas em Goiás, como Caldas Novas

O setor de bares e restaurantes em Goiás está otimista com o início do verão, que começa oficialmente nesta quarta-feira (21/12). Os empresários avaliam que o período de férias contribui para os clientes consumirem por mais tempo nos estabelecimentos. Para 2023, esperam aumento de até 20% no faturamento em relação ao verão do ano passado. Convém lembrar também que foi um período de pico da Covid-19, que resultou na retração significativa do movimento de clientes.

Segundo o presidente da Abrasel Goiás, Danillo Ramos, por janeiro ser um mês de férias e muitas famílias viajarem, os locais turísticos em Goiás recebem mais visitantes. “Muitos saem de Goiânia nesse período. Mas cidades como Caldas Novas e Pirenópolis ficam lotadas de visitantes. E isso estimula a visitação em bares e restaurantes nesses municípios”, diz.

Além disso, ressalta Danillo, no verão os dias são mais longos, permitindo à população a prática de happy hour em bares e restaurantes.

Nacional

Para o presidente-executivo da Abrasel Nacional, Paulo Solmucci, 2022 foi ótimo para o setor como um todo. “Saindo do período crítico da pandemia, os consumidores voltaram a frequentar os estabelecimentos. Neste ano, tivemos um enorme desafio, que foi a inflação. Os proprietários não conseguiram repassar o aumento de preço dos insumos para o consumidor final, mas o faturamento voltou”, destaca.

“Enfrentamos o desafio de sobreviver. Tivemos um salto positivo, incentivado pela cerveja que subiu menos que a inflação. Além disso, a Copa do Mundo trouxe um movimento ótimo, ainda que o Brasil não tenha chegado até o fim da disputa. O consumidor estava ávido”, frisa Solmucci.

Apesar disto, segundo dados da Abrasel, 18% das empresas do setor ainda operam com prejuízo, enquanto 37% estão em equilíbrio. Entretanto, deve fechar o último trimestre de 2022 com volumes recordes: em relação a 2019, a expectativa é que o faturamento crescerá 8% em termos reais.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.

One thought on “Verão: bares goianos preveem alta nas vendas”

  1. Interessante. No período de férias, teremos a volta do carnaval, o que sem dúvida movimentará de forma positiva a economia goiana e brasileira.