segunda-feira, 29 de abril de 2024
Aspam Participações vende o Hotel Vila Boa

Aspam Participações vende o Hotel Vila Boa

A proposta do Sesc é reformar e ampliar a área construída do hotel, com investimento previsto em torno de R$ 5 milhões.

23 de dezembro de 2022

Hotel foi construído na década de 70 pelo Estado para fomentar o turismo na cidade de Goiás

O grupo goiano Aspam Participações vendeu o tradicional Hotel Vila Boa, na cidade de Goiás, para o Sesc, da Fecomércio-GO. Fará parte da rede de hotéis da entidade, num formato de hotel-escola. Todavia, a proposta do Sesc é reformar e ampliar a área construída do hotel, com investimento previsto em torno de R$ 5 milhões. O valor da negociação não foi divulgado.

Não são muitos os hotéis que podem ser considerados referência para Goiás, pela relevância atual e histórica. Inegavelmente, o Hotel Vila Boa, que fica na antiga capital, é um deles. Foi um empreendimento estatal, inaugurado em 1975, no governo Irapuan Costa Júnior. Permaneceu sob a gestão do Estado até 1990, quando foi adquirido pelo empresário Pedro Abrão Júnior, conhecido como Pedrinho Abrão, do grupo Aspam Participações.

A localização do Hotel Vila Boa é uma atração à parte. Fica no alto de um platô, cercado por morros e muito verde, a 1,5 quilômetro da Igreja de Santa Bárbara. Tem 19 quartos equipados com TV de tela plana, armário e teto alto. Além de um restaurante, bar lounge e piscina ao ar livre. O Sesc já possui hotéis em Caldas Novas e Pirenópolis em Goiás. No Brasil, são mais de 30 hotéis e pousadas em 20 estados.

Decisão difícil

A empresária Ana Flávia Abrão, que hoje está à frente da Aspam Participações, conta que o grupo empresarial não tem mais a hotelaria como foco de atuação. Contudo, mesmo assim não foi fácil tomar a decisão, devido à ligação da família com o empreendimento e com a cidade.

“O Vila Boa nunca foi apenas um negócio. A família da minha mãe é da cidade de Goiás e sempre tivemos um vínculo afetivo muito forte com toda a comunidade local”, diz.

Ana Flávia afirma que nos últimos anos já foi procurada por outras empresas interessadas no empreendimento, mas recusou as propostas. Certamente, a capacidade do Sesc de promover os investimentos necessários e fomentar o turismo local, segundo a empresária, foi fundamental para a decisão da venda.

“O Sesc tem grande capacidade de investimento e consegue gerar por si só uma demanda de turismo com os associados e através dos eventos que promovem. Ou seja, vai ser muito bom para a cidade”, frisa. Mais do que isto, o Sesc pretende usar o Vila Boa como uma base para levar de forma mais intensiva seus eventos e serviços para a cidade histórica, ajudando a fomentar o turismo em Goiás.

A prefeitura está otimista com o novo momento do hotel que é referência na cidade. O secretário municipal de Turismo, Rodrigo Santana, afirma que os projetos do Sesc podem ajudar a impulsionar o turismo e fortalecer a realização de eventos.

“Essa compra vem em um momento muito importante, em que a cidade está discutindo e elaborando o seu Plano Municipal de Turismo. Acompanhamos todo o processo de negociação da compra e temos participado e dialogado com o Sesc”, afirmou Santana ao jornal O Popular.

Leia também: Turismo e serviços crescem em Goiás

Wanderley de Faria é jornalista especializado em Economia e Negócios, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA/FEA/USP - BM&FBovespa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.